v. 7 n. 7 (2023)

					Visualizar v. 7 n. 7 (2023)

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí /2023

A 15ª edição da Semana Acadêmica da Matemática da UNESPAR de Paranavaí que, carinhosamente, chamamos de SAMUP foi realizada entre os dias 27/11/2023 e 29/11/2023. A equipe organizadora foi constituída pela Prof.ª Dr.ª Daniela Barbieri Vidotti como Coordenadora Geral, pelo Prof.º Dr.º Wellington Piveta Oliveira como presidente da Comissão Científica e, como membros da comissão organizadora e científica, os professores e professoras, Prof.º Me. Carlos Ropellato, Prof.ª Dr.ª Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Prof.ª Dr.ª Lucimary Afonso dos Santos, Prof.º Me. Márcio Roberto da Rocha, Prof.º Dr.º Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Prof.º Dr.º Rafael Mestrinheire Hungaro, Prof.º Me. Talisson Fernando Leiria, Prof.º Dr.º Valter Soares de Camargo, e Prof.º Dr.º Wilian Barbosa Travassos. Entre as atividades acadêmico-científicas e culturais desenvolvidas, tivemos o compartilhamento de propostas, experiências de práticas e de pesquisas, submetidas como produções textuais. Foram aprovadas mediante processo avaliativo às cegas e por pares, e posteriormente apresentadas 17 (dezessete) produções textuais na modalidade resumo. Os resumos versaram propostas pedagógicas que incluem oficinas e/ou minicursos, relatos de experiências e resultados de pesquisas. Quantitativamente, foram 5 (cinco) resumos de oficinas e/ou minicursos, 9 (nove) relatos de experiências e 3 (três) resultados de pesquisas, cujos autores são acadêmicos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática, de Ciências Contábeis e professoras da rede pública estadual de Educação Básica. Vale destacar que todos os resumos passaram por uma revisão, às cegas, por colegas professores mestres e doutores do curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR, campus de Paranavaí que, gentilmente, se dispuseram a colaborar como avaliador(a). A dinâmica de avaliação adotou como resultados: Aprovação, Aprovação condicionada a correções, ou Reprovação. Conforme ocorria a submissão de resumos, eles eram direcionados a pelo menos um parecerista. Após uma avaliação qualitativa, os arquivos foram retornados a comissão científica que estabeleceu uma comunicação direta com os autores. Estipulado um determinado período de tempo, os autores reenviaram a versão final com as correções solicitadas e, dada a provação dos resumos, eles foram aceitos para a apresentação e publicação. Quanto aos temas, de modo geral, são realizadas discussões sobre a modernidade envolvendo impressão 3D, Arduino, Pensamento Computacional e Instagram; propostas que abarcam temáticas discutidas desde às últimas décadas no campo da Educação Matemática como, Ensino Exploratório, Modelagem Matemática; e temáticas dirigidas à Formação de Professores como, elaboração de Plano de Aula, Estágio Curricular Supervisionado e a participação em projetos extensionistas. Essas produções convergem para o que temos discutido sobre modos pelos quais é possível ensinar Matemática, desmistificando-a enquanto uma ciência difícil, elitista e para gênios. A produção e a comunicação dessas propostas, relatos e pesquisas reforçam a preocupação e o compromisso com o desenvolvimento do Ensino de Matemática em Paranavaí e região, além de incentivar professores e professoras a pensarem sobre (ensino de) Matemática desde a Educação Básica ao Ensino Superior.

Prof.º Dr.º Wellington Piveta Oliveira Presidente da Comissão Científica da XV SAMUP Paranavaí – PR

Publicado: 2024-05-03

Expediente

  • Monumenta – Revista Científica Multidisciplinar, v. 7, n. 7, 2023.

    Revista Científica multidisciplinar
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.196

Artigos

  • A importância do uso das mídias sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança em sala de aula

    Sandra Regina Dorne, Greyce Contini Pilati, Claudinéia Conationi da Silva Franco
    111-124
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.173
  • Efeitos do tabagismo na voz de estudantes universitários

    Ágata Cristina Neumann Jorge
    125-138
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.186
  • A utilização da inteligência artificial como ferramenta para o ensino de estatística sob a perspectiva da investigação Matemática

    Cíntia Cristiane de Andrade, Roseane Almeida da Silva
    139-149
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.162
  • O alienista entre a razão e a loucura de Simão Bacamarte

    Marcos Ramponi dos Santos
    150-158
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.185
  • A evolução da contabilidade e a era digital

    Sara Robatino dos Santos, Enoque Alves da Rocha, Fabiano Cardoso Pirissato
    159-167
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.181
  • Formação docente e os textos clássicos a pedagogia Kantiana

    Suzana Cristina de Freitas, Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, Nilva de Oliveira Brito dos Santos
    168-174
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.192
  • Leitura e disciplina em Didascálicon de Studio Legendi o caminho até a Sapientia

    Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, Conceição Solange Bution Perin, Lía Viguria Guerendiáin
    175-189
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.190

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023

  • Matemática em experimentos

    Pedro Henrique Rastelli Monteiro, Luiza Batista de Lima, Laís Maria Costa Pires de Oliveira
    1
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.213
  • Uma experiência acerca da elaboração de um plano de aula envolvendo função quadrática

    Nathália Pereira Tietz, Tayná Alves Cardoso, Daniela Barbieri Vidotti, Polyanna de Araujo Galdino
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.221
  • Impressão 3D no ensino de matemática

    Rafael Mestrinheire Hungaro
    1
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.207
  • Redes neurais artificiais o que é, como funciona e algumas aplicações

    Carlos Ropelatto Fernandes
    1
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.209
  • Arduíno e suas aplicações no ensino da matemática

    Valter Soares de Camargo, Gilson Rodrigues Soares
    1
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.210
  • Explorando o pensamento computacional com a magia do Scratch

    Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Valter Soares de Camargo
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.211
  • Desvendando funções com o poder do Geogebra

    Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Paulo Henrique Rodrigues
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.212
  • Razão e proporção na perspectiva do ensino exploratório de matemática uma proposta de aula

    Bruna Severgnini da Silva, Gustavo Oliveira Caceres, Laís Maria Costa Pires de Oliveira
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.214
  • É aula de Matemática uma experiência com embalagens do leite longa vida

    Bruna Carla Alves Falleiro, Daniela Barbieri Vidotti, Polyanna de Araújo Galdino
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.215
  • Uma atividade de modelagem matemática envolvendo raciocínio combinatório

    Bruna Carla Alves Falleiro, Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Polyanna de Araújo Galdino
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.216
  • Desenvolvimento de uma atividade de modelagem Matemática envolvendo o conceito de área no 7º ano do ensino fundamental

    Maria Eduarda da Costa Mendes, Vanessa Gabriela Silva de Sá dos Santos, Daniela Barbieri Vidotti, Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Polyanna de Araujo Galdino
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.217
  • O estudo do cone por meio da modelagem Matemática uma experiência no estágio supervisionado

    Caroline Cardoso Prado Satim, Daniela Barbieri Vidotti
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.218
  • Influencer no Instagram uma experiência com modelagem Matemática

    Ana Karuline Palhares de Souza, Ludiely da Silva de Oliveira, Wellington Piveta Oliveira
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.220
  • A gincana como alternativa metodológica para o ensino da matemática básica no ensino médio

    Cíntia Cristiane de Andrade
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.222
  • Projeto de extensão EMUP e suas contribuições para os participantes e espectadores

    Gabriel Hobold, Gabriela Tenório Marinho, Wellington Piveta Oliveira
    1
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.223
  • Perspectiva formativa em modelagem matemática desde os anais das edições da CNMEM

    Wellington Piveta Oliveira, Bruna Carla Alves Falleiro
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.224
  • Ações coletivas no estágio supervisionado compreensões de docentes-orientadores de um curso de licenciatura

    Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Wellington Piveta Oliveira
    1
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.225