O estudo do cone por meio da modelagem Matemática

uma experiência no estágio supervisionado

Autores

  • Caroline Cardoso Prado Satim Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Daniela Barbieri Vidotti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.218

Palavras-chave:

Oficina, Modelagem Matemática, Cone

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever e apresentar reflexões acerca do desenvolvimento de uma oficina realizada no contexto do Estágio Supervisionado, no Colégio Estadual Cívico Militar Silvio Vidal – E.F.M., no 3° ano do Ensino Médio. O objetivo da oficina foi resolver problemas do cotidiano envolvendo o cálculo de medida de área e volume de um cone. A abordagem escolhida foi a Modelagem Matemática, uma estratégia de ensino e aprendizagem que visa resolver uma situação-problema do mundo real, por meio de um modelo matemático (BASSANEZI, 2013). Inicialmente realizamos uma atividade com o uso de um material manipulável, na qual foram fornecidos cones e cilindros feitos de cartolina, com mesma base e altura, e um pouco de areia, que os estudantes utilizaram para estabelecer uma relação entre o volume do cone e do cilindro, a fim de descobrir uma fórmula para calcular o volume do cone. Em seguida foi proposta uma atividade de Modelagem Matemática cuja situação-problema foi “Quanto sorvete cabe na casquinha?” (FREITAS; ANDRADE, 2014), na qual foram distribuídas algumas casquinhas de sorvete aos alunos com o intuito de que eles as utilizassem junto a fórmula encontrada na atividade inicial, para determinar o modelo matemático dessa situação. Por fim, os alunos também participaram de uma atividade em que tinham que determinar a marca de tinta com melhor custo-benefício para um projeto de pintura da Catedral de Maringá, na qual fornecemos duas opções de tintas, com os respectivos rendimentos e valores. Com isso pretendíamos explorar o conceito de área da superfície do cone. Como resultados, foi possível perceber que as estratégias utilizadas pelos alunos no desenvolvimento das atividades proporcionaram noções sobre os conceitos de área e volume de um cone, ajudando-os a entender como aplicá-los em situações do cotidiano, conforme priorizam as orientações curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Cardoso Prado Satim, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Daniela Barbieri Vidotti , Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Satim, C. C. P., & Vidotti , D. B. (2024). O estudo do cone por meio da modelagem Matemática: uma experiência no estágio supervisionado. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.218

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023