Projeto de extensão EMUP e suas contribuições para os participantes e espectadores

Autores

  • Gabriel Hobold Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Gabriela Tenório Marinho Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Wellington Piveta Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.223

Palavras-chave:

Extensão, Redes Sociais, Formação

Resumo

O projeto de extensão, Ensino de Matemática na UNESPAR Paranavaí – EMUP, teve seu início no ano de 2022, com o objetivo de disseminar assuntos, curiosidades e reflexões sobre (Ensino de) Matemática. Neste ano, conta com participações de graduandos de dois cursos e professores. Uma das atividades desenvolvidas no contexto desse projeto e que objetivamos refletir neste texto, problematiza a sua contribuição. Para essa pesquisa, analisamos as respostas desta atividade realizada por sete integrantes, mediante a seguinte reflexão: O EMUP me proporciona... na condição de membro e na condição seguidor. Cada participante tinha disponível vários posts para escrever e fixar no mural. As respostas dos participantes foram analisadas qualitativamente e os resultados nos permitiram interpretar e refletir sobre a importância do projeto. Enquanto membro, emergiu que o projeto tira da zona de conforto desde a apresentação e explicação de itens, indicando o estudo de temas abordados; compromisso com prazos; contato com fontes seguras de pesquisa; promove a interação; é um motivador para continuar a graduação; que o projeto oportuniza conhecer tópicos de (Ensino de) Matemática e de diferentes áreas do conhecimento como informática, marketing, multimídias e comunicação; e permite união entre cursos. Enquanto seguidor, as manifestações indicaram que o projeto proporcionou um outro modo de enxergar a Matemática, com criatividade; a ter contato com dicas, curiosidades, notícias da própria universidade; e a refletir sobre como ensinar Matemática. Em linhas gerais, observa-se que o projeto EMUP não é somente uma ação que agrega conteúdos à vida acadêmica dos seus participantes, mas um espaço de formação pessoal e profissional, que abrange mais conhecimentos, dinamismo e potencialidades que talvez, em algumas situações estejam ausentes na sala de aula (CARIUS, 2020). Nesse sentido, reforçamos a importância da existência e das contribuições que os projetos extensionistas possuem no contexto universitário, sobretudo, por relacionar-se à pesquisa e ao ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Hobold, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Gabriela Tenório Marinho, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (CTESOP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus de Cascavel). Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus de Pantanal).

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Hobold, G., Marinho, G. T., & Oliveira, W. P. (2024). Projeto de extensão EMUP e suas contribuições para os participantes e espectadores. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.223

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023