Uma experiência acerca da elaboração de um plano de aula envolvendo função quadrática
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.221Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Plano de aula, Função QuadráticaResumo
Neste resumo, relatamos a experiência de elaborar um plano de aula para a regência de classe durante nossa participação no Programa Residência Pedagógica. O conteúdo definido para as aulas foi a função quadrática e os encaminhamentos metodológicos seguiram os pressupostos da Modelagem Matemática, segundo Bassanezi (2013), que a concebe como uma estratégia de ensino e de aprendizagem objetivando a construção de modelos matemáticos para representar situações do mundo real. Nessa proposta, estudamos e preparamos a atividade envolvendo o tema da caminhada (BRAZ, 2011), a qual tem como intuito determinar o melhor tempo de uma caminhada, a fim de otimizar o gasto de calorias. Por meio dessa atividade, pretendemos que os alunos compreendam a lei de formação e o vértice da função quadrática, representando-a tanto de forma algébrica quanto gráfica, utilizando o Geogebra, um software de geometria dinâmica. Para isso, como recurso didático-tecnológico, os alunos irão realizar a atividade de forma prática, usando tablets disponibilizados pela escola. Durante a elaboração do plano de aula, tivemos dificuldade em interpretar e resolver a atividade proposta, bem como em articular o seu desenvolvimento de acordo com as etapas da Modelagem Matemática sugeridas por Bassanezi (2013), as quais incluem: experimentação, abstração, resolução, validação, modificação e aplicação. Para tanto, fizemos um estudo sobre a função quadrática e, com o auxílio da docente orientadora, resolvemos a atividade e antecipamos possíveis estratégias que podem ser utilizadas pelos alunos. Desse modo, pudemos compreender a dinâmica da Modelagem Matemática e revisar o conteúdo de função quadrática.