Uma experiência acerca da elaboração de um plano de aula envolvendo função quadrática

Autores

  • Nathália Pereira Tietz Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Tayná Alves Cardoso Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Daniela Barbieri Vidotti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Polyanna de Araujo Galdino Educação Básica do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.221

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Plano de aula, Função Quadrática

Resumo

Neste resumo, relatamos a experiência de elaborar um plano de aula para a regência de classe durante nossa participação no Programa Residência Pedagógica. O conteúdo definido para as aulas foi a função quadrática e os encaminhamentos metodológicos seguiram os pressupostos da Modelagem Matemática, segundo Bassanezi (2013), que a concebe como uma estratégia de ensino e de aprendizagem objetivando a construção de modelos matemáticos para representar situações do mundo real. Nessa proposta, estudamos e preparamos a atividade envolvendo o tema da caminhada (BRAZ, 2011), a qual tem como intuito determinar o melhor tempo de uma caminhada, a fim de otimizar o gasto de calorias. Por meio dessa atividade, pretendemos que os alunos compreendam a lei de formação e o vértice da função quadrática, representando-a tanto de forma algébrica quanto gráfica, utilizando o Geogebra, um software de geometria dinâmica. Para isso, como recurso didático-tecnológico, os alunos irão realizar a atividade de forma prática, usando tablets disponibilizados pela escola. Durante a elaboração do plano de aula, tivemos dificuldade em interpretar e resolver a atividade proposta, bem como em articular o seu desenvolvimento de acordo com as etapas da Modelagem Matemática sugeridas por Bassanezi (2013), as quais incluem: experimentação, abstração, resolução, validação, modificação e aplicação. Para tanto, fizemos um estudo sobre a função quadrática e, com o auxílio da docente orientadora, resolvemos a atividade e antecipamos possíveis estratégias que podem ser utilizadas pelos alunos. Desse modo, pudemos compreender a dinâmica da Modelagem Matemática e revisar o conteúdo de função quadrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Pereira Tietz, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Tayná Alves Cardoso, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Daniela Barbieri Vidotti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Polyanna de Araujo Galdino, Educação Básica do Estado do Paraná

Graduação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIMAN). Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Iguaçú e em  Educação Especial Inclusiva pelas Faculdades Integradas Camões. Docente da Educação Básica do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Tietz, N. P., Cardoso, T. A., Vidotti, D. B., & Galdino, P. de A. (2024). Uma experiência acerca da elaboração de um plano de aula envolvendo função quadrática. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.221

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023