Arduíno e suas aplicações no ensino da matemática

Autores

  • Valter Soares de Camargo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Gilson Rodrigues Soares Colégio Estadual Curitiba de Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.210

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Arduíno, Plataforma de Prototipagem

Resumo

O Ensino da Matemática é uma questão que sempre preocupa educadores e pais, principalmente devido aos índices pouco satisfatórios de aprendizagem em nosso país. Nesse sentido, busca-se constantemente alternativas para tornar o ensino mais atrativo e dinâmico para os alunos, despertando neles o interesse pela Matemática. Nesta proposta de material pedagógico faremos uso do Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, que vem atraindo cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Seu grande sucesso se deve a sua versatilidade, baixo custo e facilidade de uso, permitindo que pessoas de diferentes idades e níveis de habilidade possam criar seus próprios projetos eletrônicos de forma autêntica e divertida. O uso do Arduíno na rede básica, mais especificamente no ensino da matemática, tem como objetivo principal mostrar como essa plataforma pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem matemática e criação de projetos simples e funcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Soares de Camargo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

Gilson Rodrigues Soares, Colégio Estadual Curitiba de Paranavaí

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Especialista em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (2018). Técnico em Eletromecânica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR); Graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Docente da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, no Colégio Estadual Curitiba de Paranavaí.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Camargo, V. S. de, & Soares, G. R. (2024). Arduíno e suas aplicações no ensino da matemática. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.210

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023