Uma atividade de modelagem matemática envolvendo raciocínio combinatório

Autores

  • Bruna Carla Alves Falleiro Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Laís Maria Costa Pires de Oliveira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Polyanna de Araújo Galdino Educação Básica do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.216

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Matemática, Ensino Médio

Resumo

Este relato contempla aulas desenvolvidas por uma futura professora, em turmas do 2º ano do Ensino Médio de um Colégio de Campo de Paranavaí, durante sua participação no Programa Residência Pedagógica. O objetivo é apresentar uma reflexão a respeito da experiência vivenciada no trabalho com o Raciocínio Combinatório, fundamentado na perspectiva de ensino da Modelagem Matemática (MM). Segundo Almeida, Silva e Vertuan (2012) a MM é uma alternativa pedagógica que permite o estudo da matemática por meio de diversos temas da realidade. Assumindo as etapas de uma atividade de MM, na referida concepção, na aula compartilhamos a imagem de uma cesta com frutas diversas e questionamos a frequência com que os alunos consumiam frutas, ao que a maioria deles respondeu consumi-las diariamente já que muitas delas eram cultivadas nos quintais de casa ou em pomares nos sítios onde residiam (inteiração); propusemos então, um questionamento “Considerando 8 tipos de frutas diferentes, quantas saladas de frutas podemos montar utilizando 5 delas? É possível generalizar as possíveis combinações e estendê-las para uma quantidade n qualquer de frutas?” (matematização); na resolução da situação problema os alunos participaram de maneira ativa e contaram com o apoio da futura professora para encontrar a generalização solicitada (modelo matemático) e na etapa final de interpretação de resultado e validação foi possível aos alunos validar a generalização encontrada utilizando as informações da situação problema e fazendo predições com um número maior de frutas. As resoluções dos alunos foram compartilhadas no quadro em uma discussão coletiva. Esta experiência possibilitou compreendermos o trabalho com atividades de MM nas aulas de matemática, como desafiador para a professora, na medida em que demandou aprendizagens matemáticas e de como ensinar matemática e profícuo para valorizar vivências dos alunos e promover sua participação ativa como sujeitos reflexivos e críticos na construção do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Carla Alves Falleiro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

Polyanna de Araújo Galdino, Educação Básica do Estado do Paraná

Graduação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIMAN). Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Iguaçú e em Educação Especial Inclusiva pelas Faculdades Integradas Camões.  Docente da Educação Básica do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Falleiro, B. C. A., Oliveira, L. M. C. P. de, & Galdino, P. de A. (2024). Uma atividade de modelagem matemática envolvendo raciocínio combinatório. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.216

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023