Explorando o pensamento computacional com a magia do Scratch

Autores

  • Marcos Vinicius de Oliveira Peres Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)
  • Valter Soares de Camargo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.211

Palavras-chave:

Computação, Programação, Pensamento Computacional

Resumo

Podemos conceituar o pensamento computacional como a capacidade de resolver desafios e problemas de maneira eficaz, seguindo os princípios da resolução que um computador utilizaria ou poderia utilizar. É importante notar que essa abordagem não necessariamente depende de dispositivos tecnológicos, mas sim de uma estrutura baseada na exploração criativa, crítica e estratégica nos domínios computacionais. Segundo França et al. (2012), o exercício pleno da cidadania na atualidade requer um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos, destacando o Pensamento Computacional como talvez a habilidade mais relevante e, ao mesmo tempo, menos compreendida. Uma das ferramentas que pode ser utilizado para desenvolver o Pensamento Computacional, em especial na educação básica, é o Scratch. Com uma abordagem lúdica, o Scratch torna a programação visual e divertida, permitindo que os iniciantes vejam resultados imediatos e interagem com seus códigos. Essa ferramenta busca motivar a aprendizagem dos conceitos de programação por meio de uma experiência envolvente, que inclui a criação de animações, projetos, jogos e outros elementos visuais, por meio de sua “mágica” em promover uma programação acessível, simples, divertida e criativa. De acordo com Zaharija et al. (2013), a utilização dos recursos do Scratch capacita os indivíduos a pensar de forma criativa, sistemática e colaborativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento computacional. Além disso, promove o pensamento computacional, conta com uma comunidade ativa e incentiva a colaboração, proporcionando uma experiência única e envolvente no aprendizado da programação. Nesta oficina, nosso objetivo é apresentar o Scratch, programando nele alguns jogos simples e, assim, despertar o interesse de professores e estudantes para a aplicação dessa ferramenta incrível no ensino prático do Pensamento Computacional.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí). Mestre em Bioestatística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Valter Soares de Camargo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Peres, M. V. de O., & Camargo, V. S. de. (2024). Explorando o pensamento computacional com a magia do Scratch. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.211

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023