Explorando o pensamento computacional com a magia do Scratch
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.211Palavras-chave:
Computação, Programação, Pensamento ComputacionalResumo
Podemos conceituar o pensamento computacional como a capacidade de resolver desafios e problemas de maneira eficaz, seguindo os princípios da resolução que um computador utilizaria ou poderia utilizar. É importante notar que essa abordagem não necessariamente depende de dispositivos tecnológicos, mas sim de uma estrutura baseada na exploração criativa, crítica e estratégica nos domínios computacionais. Segundo França et al. (2012), o exercício pleno da cidadania na atualidade requer um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos, destacando o Pensamento Computacional como talvez a habilidade mais relevante e, ao mesmo tempo, menos compreendida. Uma das ferramentas que pode ser utilizado para desenvolver o Pensamento Computacional, em especial na educação básica, é o Scratch. Com uma abordagem lúdica, o Scratch torna a programação visual e divertida, permitindo que os iniciantes vejam resultados imediatos e interagem com seus códigos. Essa ferramenta busca motivar a aprendizagem dos conceitos de programação por meio de uma experiência envolvente, que inclui a criação de animações, projetos, jogos e outros elementos visuais, por meio de sua “mágica” em promover uma programação acessível, simples, divertida e criativa. De acordo com Zaharija et al. (2013), a utilização dos recursos do Scratch capacita os indivíduos a pensar de forma criativa, sistemática e colaborativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento computacional. Além disso, promove o pensamento computacional, conta com uma comunidade ativa e incentiva a colaboração, proporcionando uma experiência única e envolvente no aprendizado da programação. Nesta oficina, nosso objetivo é apresentar o Scratch, programando nele alguns jogos simples e, assim, despertar o interesse de professores e estudantes para a aplicação dessa ferramenta incrível no ensino prático do Pensamento Computacional.