Formação docente e os textos clássicos

a pedagogia Kantiana

Autores

  • Suzana Cristina de Freitas Fundação Bradesco – Paranavaí-PR
  • Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR
  • Nilva de Oliveira Brito dos Santos Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.192

Palavras-chave:

Formação Docente, Estudo dos Clássicos, Immanuel Kant

Resumo

Este trabalho tendo como objeto de estudo a formação inicial do professor busca discutir a necessidade do estudo dos clássicos, e não apenas bibliografias que recorram ao eles, para formar este profissional. Recorrendo à literatura, Immanuel Kant (1724-1804) fornece suporte teórico para pensar a formação docente, uma vez que este filósofo discute a questão educacional. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve como objetivos específicos: conhecer a obra Sobre a pedagogia - de Immanuel Kant; entender as contribuições de Kant para a educação e, refletir sobre a educação proposta pelo autor enquanto possibilidade de formação profissional. O pensamento kantiano concebe a educação prática como equivalente à educação moral, tendo como elemento central a formação do caráter. Para formar adultos responsáveis deve-se pensar sobre este ser humano desde cedo, e o autor central aponta que educar a criança logo na primeira infância é imprescindível para que ela alcance a sua autonomia. Estas são questões pertinentes para a formação humana e por isso a necessidade de recorrer à pensadores clássicos, que tiveram em seu projeto de formação esta preocupação. A relevância dos textos clássicos foi recuperada por nós com o auxílio de autores como Calvino (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Cristina de Freitas, Fundação Bradesco – Paranavaí-PR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Membro do grupo de estudos e pesquisa em Educação Indígena no Paraná - CNPq. Atualmente é orientadora pedagógica e educacional na Fundação Bradesco de Paranavaí. 

Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. Mestre em Ensino pelo programa de Mestrado em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar pela UNESPAR - Campus Paranavaí (2016-2018); Possui Licenciatura plena em Pedagogia pela Unespar (antiga FAFIPA: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí) (2010). Professora do Ensino Fundamental I na Rede de Ensino do município de Paranavaí, atuando nesses anos de docência no ensino básico com Educação Especial e Alfabetização.

Nilva de Oliveira Brito dos Santos, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)

Doutora em Educação, Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, vinculada ao Colegiado de Pedagogia da UNESPAR, Campus de Paranavaí.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Freitas, S. C. de, Bonetti, C. P. G. de O., & Santos, N. de O. B. dos. (2024). Formação docente e os textos clássicos: a pedagogia Kantiana. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 168–174. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.192

Edição

Seção

Artigos