Formação docente e os textos clássicos
a pedagogia Kantiana
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.192Palavras-chave:
Formação Docente, Estudo dos Clássicos, Immanuel KantResumo
Este trabalho tendo como objeto de estudo a formação inicial do professor busca discutir a necessidade do estudo dos clássicos, e não apenas bibliografias que recorram ao eles, para formar este profissional. Recorrendo à literatura, Immanuel Kant (1724-1804) fornece suporte teórico para pensar a formação docente, uma vez que este filósofo discute a questão educacional. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve como objetivos específicos: conhecer a obra Sobre a pedagogia - de Immanuel Kant; entender as contribuições de Kant para a educação e, refletir sobre a educação proposta pelo autor enquanto possibilidade de formação profissional. O pensamento kantiano concebe a educação prática como equivalente à educação moral, tendo como elemento central a formação do caráter. Para formar adultos responsáveis deve-se pensar sobre este ser humano desde cedo, e o autor central aponta que educar a criança logo na primeira infância é imprescindível para que ela alcance a sua autonomia. Estas são questões pertinentes para a formação humana e por isso a necessidade de recorrer à pensadores clássicos, que tiveram em seu projeto de formação esta preocupação. A relevância dos textos clássicos foi recuperada por nós com o auxílio de autores como Calvino (1999).