Influencer no Instagram

uma experiência com modelagem Matemática

Autores

  • Ana Karuline Palhares de Souza Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Ludiely da Silva de Oliveira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Wellington Piveta Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.220

Palavras-chave:

Função afim, Instagram, Modelagem Matemática

Resumo

Neste relato, compartilhamos os desafios sobre uma prática de ensino, ocorrida, remotamente, em um projeto de extensão. A atividade desenvolvida foi pautada na Modelagem Matemática (ALMEIDA; SILVA; VERTUAN, 2013), para explorar função afim envolvendo o ganho mensal de um influenciador digital. Uma aula na perspectiva de Modelagem Matemática se inicia com uma problemática e “finaliza” com um modelo matemático, entre esses dois termos existem quatro passos: inteiração, matematização, resolução, e interpretação e validação dos resultados. A atividade foi desenvolvida no decorrer do projeto Ensino de Matemática na UNESPAR Paranavaí (EMUP) e contou com quatro participantes, além dos proponentes. Para o desenvolvimento dela, foram criadas duas salas no Google Meet, de modo que cada dupla trabalhasse separadamente. Apresentamos a atividade que era sobre o valor recebido pelos influenciadores por publicações patrocinadas no feed do Instagram, de modo que para resolvê-la, teriam que escolher um(a) influenciador(a); pesquisar qual o valor que ele(a) recebe por publicação patrocinada; investigar quantas publicações patrocinadas no feed ele(a) fez no mês anterior; representar estes valores encontrados em um quadro/tabela e graficamente; expressar uma relação entre o número de publicações e o faturamento, bem como estimar quanto ele(a) ganhará nos próximos meses se mantivesse a mesma frequência de publicações. Para isso, solicitamos que deixassem os microfones abertos visando acompanhar as discussões e orientamos que pesquisassem as informações. Destacamos, desta experiência, que mesmo tendo passado pela pandemia, alguns desafios ainda se impõe com o ensino remoto como: a necessidade de acompanhar, detalhadamente, o processo de resoluções; a dificuldade de interação entre os participantes e a comunicação que neste modelo, remotamente, parece tornar-se mais tímidos. Como estratégia para esses desafios, solicitamos que eles enviassem fotos, em grupos de WhatsApp, conforme fossem desenvolvendo a atividade. Apesar desses desafios, refletimos que a experiência foi importante para a nossa jornada acadêmica, pois ainda não tínhamos vivenciado, na condição de professoras, uma aula remota, sobretudo, pautada na tendência de ensino de Modelagem Matemática. Enfatizamos que a construção dos modelos matemáticos realizados pelos participantes nos levou a refletir sobre as possibilidades de intervenções que poderemos fazer ao longo do desenvolvimento da tarefa, para debater as dúvidas e conduzir as discussões, nos sugerindo assim, poucas modificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karuline Palhares de Souza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Ludiely da Silva de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (CTESOP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus de Cascavel). Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus de Pantanal).

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Souza, A. K. P. de, Oliveira, L. da S. de, & Oliveira, W. P. (2024). Influencer no Instagram: uma experiência com modelagem Matemática. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.220

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023