Influencer no Instagram
uma experiência com modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.220Palavras-chave:
Função afim, Instagram, Modelagem MatemáticaResumo
Neste relato, compartilhamos os desafios sobre uma prática de ensino, ocorrida, remotamente, em um projeto de extensão. A atividade desenvolvida foi pautada na Modelagem Matemática (ALMEIDA; SILVA; VERTUAN, 2013), para explorar função afim envolvendo o ganho mensal de um influenciador digital. Uma aula na perspectiva de Modelagem Matemática se inicia com uma problemática e “finaliza” com um modelo matemático, entre esses dois termos existem quatro passos: inteiração, matematização, resolução, e interpretação e validação dos resultados. A atividade foi desenvolvida no decorrer do projeto Ensino de Matemática na UNESPAR Paranavaí (EMUP) e contou com quatro participantes, além dos proponentes. Para o desenvolvimento dela, foram criadas duas salas no Google Meet, de modo que cada dupla trabalhasse separadamente. Apresentamos a atividade que era sobre o valor recebido pelos influenciadores por publicações patrocinadas no feed do Instagram, de modo que para resolvê-la, teriam que escolher um(a) influenciador(a); pesquisar qual o valor que ele(a) recebe por publicação patrocinada; investigar quantas publicações patrocinadas no feed ele(a) fez no mês anterior; representar estes valores encontrados em um quadro/tabela e graficamente; expressar uma relação entre o número de publicações e o faturamento, bem como estimar quanto ele(a) ganhará nos próximos meses se mantivesse a mesma frequência de publicações. Para isso, solicitamos que deixassem os microfones abertos visando acompanhar as discussões e orientamos que pesquisassem as informações. Destacamos, desta experiência, que mesmo tendo passado pela pandemia, alguns desafios ainda se impõe com o ensino remoto como: a necessidade de acompanhar, detalhadamente, o processo de resoluções; a dificuldade de interação entre os participantes e a comunicação que neste modelo, remotamente, parece tornar-se mais tímidos. Como estratégia para esses desafios, solicitamos que eles enviassem fotos, em grupos de WhatsApp, conforme fossem desenvolvendo a atividade. Apesar desses desafios, refletimos que a experiência foi importante para a nossa jornada acadêmica, pois ainda não tínhamos vivenciado, na condição de professoras, uma aula remota, sobretudo, pautada na tendência de ensino de Modelagem Matemática. Enfatizamos que a construção dos modelos matemáticos realizados pelos participantes nos levou a refletir sobre as possibilidades de intervenções que poderemos fazer ao longo do desenvolvimento da tarefa, para debater as dúvidas e conduzir as discussões, nos sugerindo assim, poucas modificações.