Leitura e disciplina em Didascálicon de Studio Legendi

o caminho até a Sapientia

Autores

  • Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR
  • Conceição Solange Bution Perin Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)
  • Lía Viguria Guerendiáin Universidad Rey Juan Carlos, Madrid

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.190

Palavras-chave:

História da Educação, Hugo de São Vítor, Didascálicon de Studio Legendi, Leitura

Resumo

Neste artigo, analisamos como a leitura e a disciplina, propostas pelo método de ensino de Hugo de São Vítor (1096-1141), direcionaram os alunos da Escola Abadia de São Vítor (em Paris) à Sapientia. Nosso objetivo, estando fundamentados no conceito de Longa Duração e da História Social, foi abordar o estudo disciplinado e a leitura como questões que não superam o tempo histórico. Nossa fonte principal foi a obra Didascálicon de Studio Legendi (2001 [1127]), e com ela buscamos entender como a proposta pedagógica hugoniana pretendeu formar os estudantes da Escola Abadia São Vítor, no século XII. Para isso, explanamos sobre as condições preliminares para o uso desse método, conforme delineado em Didascálicon; exploramos as etapas recomendadas como o percurso que conduziria os estudantes à sabedoria, utilizando os caminhos da leitura. Propomos aos leitores deste texto uma reflexão sobre a atemporal necessidade que um bom estudo tem para a formação humana, e para isto utilizamos - além da fonte principal - alguns dados da última edição do Indicador de Alfabetismo Funcional – INAF. A relevância da discussão que propomos apoia-se no entendimento de que textos históricos e clássicos, como Didascálicon, além de favorecerem nossa autonomia intelectual, melhoram nossas habilidades de abstração, de estudo e de pesquisa com o desafio de observar o passado, as prioridades da época, e os homens a quem os escritos se dirigiam colaboram com nossa compreensão do que vivemos no presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR

Doutora em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR.

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Estadual do Paraná.

Lía Viguria Guerendiáin , Universidad Rey Juan Carlos, Madrid

Doutora em Educação pela Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid (Uned/Madrid). Professora Associada da Universidad Rey Juan Carlos, Madrid.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Bonetti, C. P. G. de O., Perin, C. S. B., & Guerendiáin , L. V. (2024). Leitura e disciplina em Didascálicon de Studio Legendi: o caminho até a Sapientia . Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 175–189. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.190

Edição

Seção

Artigos