Edições anteriores

  • dezembro (edição especial)
    v. 9 n. 9 (2024)

    A 16ª edição da Semana Acadêmica da Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí (XVI SAMUP) foi realizada entre os dias 29/10/2024 e 01/11/2024. A equipe organizadora foi constituída pela Prof.ª Dr.ª Daniela Barbieri Vidotti como coordenadora da Comissão Organizadora e Científica e como membros desta comissão, os docentes: Prof.º Me. Carlos Ropellato, Prof.ª Dr.ª Cíntia Cristiane de Andrade, Prof.ª Dr.ª Érika Janine Maia Afonso, Prof.ª Dr.ª Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Prof.ª Dr.ª Lucimary Afonso dos Santos, Prof.º Me. Márcio Roberto da Rocha, Prof.º Dr.º Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Prof.º Dr.º Paulo Henrique Rodrigues, Prof.º Dr.º Rafael Mestrinheire Hungaro, Prof.º Me. Talisson Fernando Leiria, Prof.º Dr.º Valter Soares de Camargo, Prof.º Dr.º Wellington Piveta Oliveira e Prof.º Dr.º Wilian Barbosa Travassos. As oficinas e minicursos ofertados na programação da SAMUP tiveram suas propostas aprovadas mediante submissão de resumo simples. Além disso, a sessão de Comunicações Orais foi composta por apresentações de trabalhos submetidos em forma de resumo expandido, nas seguintes modalidades: Resultado de Pesquisa, Relato de Experiência e Proposta de Materiais Pedagógicos. Foram aprovadas em processo avaliativo às cegas e por pares, 18 (dezoito) produções textuais. Quantitativamente, foram 5 (cinco) resumos de oficinas, 2 (dois) resumos de minicursos, 8 (oito) relatos de experiências, 2 (dois) resultados de pesquisas e 1 (uma) proposta de material didático, cujos autores são acadêmicos(as) e professores(as) (mestres(as) e doutores(as)) do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da Unespar, professoras (mestras e doutoras) da UniBF Centro Universitário e professores(as) da rede pública estadual de Educação Básica. A dinâmica de avaliação dos resumos adotou como resultados: Aprovação, Aprovação condicionada a correções, ou Reprovação. Quanto aos temas, as oficinas e minicursos, em sua diversidade incluem: impressão 3d, redes neurais artificiais, escrita científica e astronomia; e temas direcionados à formação de professores: modelagem matemática, análise de videoaulas, ensino da operação de divisão. As sessões de Comunicações Orais compartilharam experiências realizadas no âmbito da curricularização da extensão universitária, acerca de projetos desenvolvidos na Educação Básica, envolvendo disciplinas do curso de Matemática como: Tecnologias Digitais na Educação Matemática, O Ensino de Números e Álgebra e Resolução de Problemas. De modo geral, as produções (relatos, resultados de pesquisa e propostas de aulas) tratam de temas da Educação Matemática, discutindo diferentes modos de ensinar Matemática, da Educação Básica ao Ensino Superior, as quais expressam interesse em inspirar um ensino de Matemática dinâmico e inovador.

     

    Prof.ª Dr.ª Daniela Barbieri Vidotti – Coordenadora da Comissão Organizadora e Científica da XVI SAMUP

     

     

  • julho
    v. 8 n. 8 (2024)

  • v. 7 n. 7 (2023)

    Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí /2023

    A 15ª edição da Semana Acadêmica da Matemática da UNESPAR de Paranavaí que, carinhosamente, chamamos de SAMUP foi realizada entre os dias 27/11/2023 e 29/11/2023. A equipe organizadora foi constituída pela Prof.ª Dr.ª Daniela Barbieri Vidotti como Coordenadora Geral, pelo Prof.º Dr.º Wellington Piveta Oliveira como presidente da Comissão Científica e, como membros da comissão organizadora e científica, os professores e professoras, Prof.º Me. Carlos Ropellato, Prof.ª Dr.ª Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Prof.ª Dr.ª Lucimary Afonso dos Santos, Prof.º Me. Márcio Roberto da Rocha, Prof.º Dr.º Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Prof.º Dr.º Rafael Mestrinheire Hungaro, Prof.º Me. Talisson Fernando Leiria, Prof.º Dr.º Valter Soares de Camargo, e Prof.º Dr.º Wilian Barbosa Travassos. Entre as atividades acadêmico-científicas e culturais desenvolvidas, tivemos o compartilhamento de propostas, experiências de práticas e de pesquisas, submetidas como produções textuais. Foram aprovadas mediante processo avaliativo às cegas e por pares, e posteriormente apresentadas 17 (dezessete) produções textuais na modalidade resumo. Os resumos versaram propostas pedagógicas que incluem oficinas e/ou minicursos, relatos de experiências e resultados de pesquisas. Quantitativamente, foram 5 (cinco) resumos de oficinas e/ou minicursos, 9 (nove) relatos de experiências e 3 (três) resultados de pesquisas, cujos autores são acadêmicos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática, de Ciências Contábeis e professoras da rede pública estadual de Educação Básica. Vale destacar que todos os resumos passaram por uma revisão, às cegas, por colegas professores mestres e doutores do curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR, campus de Paranavaí que, gentilmente, se dispuseram a colaborar como avaliador(a). A dinâmica de avaliação adotou como resultados: Aprovação, Aprovação condicionada a correções, ou Reprovação. Conforme ocorria a submissão de resumos, eles eram direcionados a pelo menos um parecerista. Após uma avaliação qualitativa, os arquivos foram retornados a comissão científica que estabeleceu uma comunicação direta com os autores. Estipulado um determinado período de tempo, os autores reenviaram a versão final com as correções solicitadas e, dada a provação dos resumos, eles foram aceitos para a apresentação e publicação. Quanto aos temas, de modo geral, são realizadas discussões sobre a modernidade envolvendo impressão 3D, Arduino, Pensamento Computacional e Instagram; propostas que abarcam temáticas discutidas desde às últimas décadas no campo da Educação Matemática como, Ensino Exploratório, Modelagem Matemática; e temáticas dirigidas à Formação de Professores como, elaboração de Plano de Aula, Estágio Curricular Supervisionado e a participação em projetos extensionistas. Essas produções convergem para o que temos discutido sobre modos pelos quais é possível ensinar Matemática, desmistificando-a enquanto uma ciência difícil, elitista e para gênios. A produção e a comunicação dessas propostas, relatos e pesquisas reforçam a preocupação e o compromisso com o desenvolvimento do Ensino de Matemática em Paranavaí e região, além de incentivar professores e professoras a pensarem sobre (ensino de) Matemática desde a Educação Básica ao Ensino Superior.

    Prof.º Dr.º Wellington Piveta Oliveira Presidente da Comissão Científica da XV SAMUP Paranavaí – PR