Desvendando funções com o poder do Geogebra

Autores

  • Marcos Vinicius de Oliveira Peres Universidade Estadual de São Paulo (USP)
  • Paulo Henrique Rodrigues Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.212

Palavras-chave:

Computação, Programação, Tecnologia na Educação

Resumo

As funções matemáticas desempenham um papel essencial no estudo das relações e comportamentos quantitativos presentes no dia a dia da sociedade moderna. Atualmente, o ensino de funções nas escolas deve enfatizar uma abordagem mais prática e visual, utilizando recursos tecnológicos, com uso de softwares por exemplo, para tornar os conceitos mais acessíveis e envolventes. Sendo o GeoGebra, uma ferramenta educacional versátil, que se destaca ao simplificar a exploração e visualização de funções de forma interativa e dinâmica, os usuários podem criar gráficos detalhados, ajustar parâmetros, analisar minuciosamente padrões e resolver uma ampla gama de problemas relacionados a funções, tornando o processo de ensino e aprendizagem acessível e envolvente. Essa combinação única de conceitos matemáticos e tecnologia oferece aos educadores e estudantes uma abordagem ativa para aprimorar a compreensão e aplicação de funções matemáticas. De acordo com Silva (2017), o GeoGebra se destaca como um software educacional que promove interatividade, manipulação e dinamismo nas atividades de ensino, eliminando a necessidade de utensílios artesanais como régua, transferidor e compasso, os quais muitas vezes apresentam menor precisão. Baseado em todos esses fatores, no presente minicurso os participantes terão a oportunidade de adquirir habilidades práticas para utilizar o GeoGebra como uma ferramenta pedagógica, capacitando-os a criar gráficos, explorar conceitos de funções, ajustar parâmetros, por meio de diversas construções e, assim, aprimorar sua capacidade de ensinar matemática, facilitando o aprimoramento das suas competências e seus conhecimentos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Universidade Estadual de São Paulo (USP)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí). Mestre em Bioestatística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Paulo Henrique Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí) e Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESPAR (PRPGEM).

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Peres, M. V. de O., & Rodrigues, P. H. (2024). Desvendando funções com o poder do Geogebra. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.212

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023