Impressão 3D no ensino de matemática

Autores

  • Rafael Mestrinheire Hungaro Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.207

Palavras-chave:

Geogebra, Impressão 3D, Sólidos Geométricos

Resumo

Este minicurso tem como propósito despertar o interesse e promover a reflexão acerca da aplicação da impressão 3D no ensino de Matemática. Aprimorar os métodos de ensino e aprendizado em Matemática pode ser potencializado por avanços tecnológicos, e nesse contexto, a impressão 3D destaca-se como um diferencial, especialmente, por favorecer a visualização de sólidos que, frequentemente, representam um desafio e até desmotivação para os estudantes. Segundo SLAVKOVSKY (2012), a manipulação tátil do objeto impresso oferece ganhos na compreensão do problema, complementado ainda pelo fato de se estimular a busca por novos recursos tecnológicos. Com o intuito de proporcionar experiências com a impressão 3D no ensino de Matemática, o minicurso foi estruturado da seguinte maneira: inicialmente, será realizado um breve estudo das principais ferramentas do software GeoGebra, no qual faremos a modelagem de um sólido matemático destinado à impressão. Em seguida, abordaremos as principais funcionalidades de um segundo software chamado Chitubox, em que prepararemos o sólido para o processo de impressão. Por fim, efetuaremos a impressão do sólido construído ao longo do minicurso. A expectativa é que os participantes explorem as contribuições do software GeoGebra na modelagem de objetos matemáticos em 3D e ponderem sobre as diversas maneiras de introduzir a impressão 3D no ensino para aprendizagem de conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Mestrinheire Hungaro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutor em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus Paranavaí).

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Hungaro, R. M. (2024). Impressão 3D no ensino de matemática. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.207

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023