Impressão 3D no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.207Palavras-chave:
Geogebra, Impressão 3D, Sólidos GeométricosResumo
Este minicurso tem como propósito despertar o interesse e promover a reflexão acerca da aplicação da impressão 3D no ensino de Matemática. Aprimorar os métodos de ensino e aprendizado em Matemática pode ser potencializado por avanços tecnológicos, e nesse contexto, a impressão 3D destaca-se como um diferencial, especialmente, por favorecer a visualização de sólidos que, frequentemente, representam um desafio e até desmotivação para os estudantes. Segundo SLAVKOVSKY (2012), a manipulação tátil do objeto impresso oferece ganhos na compreensão do problema, complementado ainda pelo fato de se estimular a busca por novos recursos tecnológicos. Com o intuito de proporcionar experiências com a impressão 3D no ensino de Matemática, o minicurso foi estruturado da seguinte maneira: inicialmente, será realizado um breve estudo das principais ferramentas do software GeoGebra, no qual faremos a modelagem de um sólido matemático destinado à impressão. Em seguida, abordaremos as principais funcionalidades de um segundo software chamado Chitubox, em que prepararemos o sólido para o processo de impressão. Por fim, efetuaremos a impressão do sólido construído ao longo do minicurso. A expectativa é que os participantes explorem as contribuições do software GeoGebra na modelagem de objetos matemáticos em 3D e ponderem sobre as diversas maneiras de introduzir a impressão 3D no ensino para aprendizagem de conceitos matemáticos.