Desenvolvimento de uma atividade de modelagem Matemática envolvendo o conceito de área no 7º ano do ensino fundamental

Autores

  • Maria Eduarda da Costa Mendes Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Vanessa Gabriela Silva de Sá dos Santos Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Daniela Barbieri Vidotti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Laís Maria Costa Pires de Oliveira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Polyanna de Araujo Galdino Educação Básica do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.217

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Área de figuras planas, Ensino de Matemática

Resumo

Neste relato, descrevemos e refletimos sobre o desenvolvimento de uma oficina elaborada e conduzida por participantes do Programa Residência Pedagógica, no Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi – E.F.M., localizado em Paranavaí-PR, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral da oficina era resolver problemas que envolviam medidas de comprimento e de área em situações com referência na realidade. A base teórico-metodológica adotada foi a Modelagem Matemática, um ambiente de aprendizagem que incentiva os alunos a aplicarem a matemática na investigação de situações do cotidiano (BARBOSA, 2004). Para fazer o convite à investigação, conversamos sobre preferências alimentares e apresentamos comidas típicas de alguns países, em que a pizza aparecia no topo das listas. Em seguida, de acordo com o caso 1, sugerido por Barbosa (2004), apresentamos o problema pré-elaborado “Como podemos medir o tamanho de uma pizza? Que espaço ela ocupa?’’, e entregamos uma cartolina a cada grupo, com o desenho de uma pizza em tamanho real. Uma abordagem prática foi adotada para abordar a área ocupada pela pizza, utilizando a área do quadrado como referência. Os alunos foram desafiados a cobrir o desenho da pizza com quadradinhos, diminuindo gradualmente as suas dimensões para estimar a área do círculo. Dessa forma, a atividade estimulou discussões sobre comidas preferidas e variações culturais, promovendo o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e raciocínio matemático. A atividade foi concluída dentro do prazo previsto, que foram 3 aulas, e as principais dificuldades encontradas pelos alunos foram relacionadas à precisão na criação dos quadrados. Refletimos que, embora consideremos que a temática “comidas preferidas” tenha potencial para suscitar discussões de caráter sociocultural, conforme sugere Barbosa (2004), o problema proposto não foi tão profícuo a isso, conforme esperávamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda da Costa Mendes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Vanessa Gabriela Silva de Sá dos Santos, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Daniela Barbieri Vidotti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

Polyanna de Araujo Galdino, Educação Básica do Estado do Paraná

Graduação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIMAN). Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Iguaçú e em  Educação Especial Inclusiva pelas Faculdades Integradas Camões. Docente da Educação Básica do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Mendes, M. E. da C., Santos, V. G. S. de S. dos, Vidotti, D. B., Oliveira, L. M. C. P. de, & Galdino, P. de A. (2024). Desenvolvimento de uma atividade de modelagem Matemática envolvendo o conceito de área no 7º ano do ensino fundamental. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.217

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023