Vol. 9 No. 9 (2024): dezembro (edição especial)

					View Vol. 9 No. 9 (2024): dezembro (edição especial)

A 16ª edição da Semana Acadêmica da Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí (XVI SAMUP) foi realizada entre os dias 29/10/2024 e 01/11/2024. A equipe organizadora foi constituída pela Prof.ª Dr.ª Daniela Barbieri Vidotti como coordenadora da Comissão Organizadora e Científica e como membros desta comissão, os docentes: Prof.º Me. Carlos Ropellato, Prof.ª Dr.ª Cíntia Cristiane de Andrade, Prof.ª Dr.ª Érika Janine Maia Afonso, Prof.ª Dr.ª Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Prof.ª Dr.ª Lucimary Afonso dos Santos, Prof.º Me. Márcio Roberto da Rocha, Prof.º Dr.º Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Prof.º Dr.º Paulo Henrique Rodrigues, Prof.º Dr.º Rafael Mestrinheire Hungaro, Prof.º Me. Talisson Fernando Leiria, Prof.º Dr.º Valter Soares de Camargo, Prof.º Dr.º Wellington Piveta Oliveira e Prof.º Dr.º Wilian Barbosa Travassos. As oficinas e minicursos ofertados na programação da SAMUP tiveram suas propostas aprovadas mediante submissão de resumo simples. Além disso, a sessão de Comunicações Orais foi composta por apresentações de trabalhos submetidos em forma de resumo expandido, nas seguintes modalidades: Resultado de Pesquisa, Relato de Experiência e Proposta de Materiais Pedagógicos. Foram aprovadas em processo avaliativo às cegas e por pares, 18 (dezoito) produções textuais. Quantitativamente, foram 5 (cinco) resumos de oficinas, 2 (dois) resumos de minicursos, 8 (oito) relatos de experiências, 2 (dois) resultados de pesquisas e 1 (uma) proposta de material didático, cujos autores são acadêmicos(as) e professores(as) (mestres(as) e doutores(as)) do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da Unespar, professoras (mestras e doutoras) da UniBF Centro Universitário e professores(as) da rede pública estadual de Educação Básica. A dinâmica de avaliação dos resumos adotou como resultados: Aprovação, Aprovação condicionada a correções, ou Reprovação. Quanto aos temas, as oficinas e minicursos, em sua diversidade incluem: impressão 3d, redes neurais artificiais, escrita científica e astronomia; e temas direcionados à formação de professores: modelagem matemática, análise de videoaulas, ensino da operação de divisão. As sessões de Comunicações Orais compartilharam experiências realizadas no âmbito da curricularização da extensão universitária, acerca de projetos desenvolvidos na Educação Básica, envolvendo disciplinas do curso de Matemática como: Tecnologias Digitais na Educação Matemática, O Ensino de Números e Álgebra e Resolução de Problemas. De modo geral, as produções (relatos, resultados de pesquisa e propostas de aulas) tratam de temas da Educação Matemática, discutindo diferentes modos de ensinar Matemática, da Educação Básica ao Ensino Superior, as quais expressam interesse em inspirar um ensino de Matemática dinâmico e inovador.

 

Prof.ª Dr.ª Daniela Barbieri Vidotti – Coordenadora da Comissão Organizadora e Científica da XVI SAMUP

 

 

Published: 2024-12-11

Expediente

  • Monumenta – Revista Científica Multidisciplinar, v. 9, n. 9, Edição Especial, 2024.

    Revista Monumenta
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.270

Relatos de Experiência

  • Cálculo da Área de uma Praça Circular um relato de experiência

    Cenita Penha Pereira Baratella, Lorena Lopes de Souza, Parmmenas Ferro da Silva, Raíssa Graziely Silva Ferreira, Welington da Cruz Tavares, Cíntia Cristiane de Andrade
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.248
  • University-School Integration The Use of “Power Roulette” in High School

    Cíntia Cristiane de Andrade, Larissa Klosowski de Paula
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.249
  • The use of GeoGebra to construct Tales' Theorem report of an experience in the 9th grade of elementary school

    Alan Gabriel dos Santos de Almeida, Lara de Andrade Evangelista, Lorena Lopes de Souza, Érika Janine Maia-Afonso
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.250
  • Calculating the area of a triangular square in an unconventional way an experience report

    Alan Gabriel dos Santos de Almeida, Aline Vitória Taieti Cruz, Estefani da Silva Alves, Gean Gustavo de Oliveira Silva, Lara de Andrade Evangelista, Cíntia Cristiane de Andrade
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.251
  • Using the Plickers app to teach angles opposite the vertex

    Aline Vitória Taieti Cruz, Gean Gustavo de Oliveira Silva, Érika Janine Maia Afonso
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.252
  • Report of an experience using GeoGebra software to teach Similarity of Triangles in the 9th grade of Elementary School

    Estefani da Silva Alves, Raíssa Graziely Silva Ferreira, Tatiane Gonçalves Brambilla, Welington da Cruz Tavares, Érika Janine Maia-Afonso
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.255
  • An experiment with Scratch to calculate the discriminant (delta) in polynomial equations of degree 2

    Gabriel Henrique Dourado Xavier, Isabela de Souza Cardoso Motta, Isadora Maronêz Ruiz, Maria Carolina Gerlach, Érika Janine Maia-Afonso
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.256
  • Experience Report Calculating the area of a trapezoidal square in a non-traditional way

    Gabriel Henrique Dourado Xavier, Isabela de Souza Cardoso Motta, Isadora Maronêz Ruiz, Maria Carolina Gerlach, Tatiane Gonçalves Brambilla, Cíntia Cristiane de Andrade
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.268

Resumo de Oficinas / Minicursos

  • Astronomy and Astrology understand the differences

    Alessandra Daniela Buffon
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.257
  • Error Analysis in Mathematical Modeling Practices

    Daniela Barbieri Vidotti, Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Bruna Severgnini da Silva
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.258
  • Unraveling the mysteries of division

    Márcio Roberto da Rocha, Tatiane Aparecida Meira Pinto
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.259
  • Machine Learning, Deep Learning and Applications

    Carlos Ropelatto Fernandes
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.261
  • Video analysis of math lessons teaching practices based on investigative processes

    Paulo Henrique Rodrigues
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.262
  • 3D Printing of Revolutionary Solids

    Rafael Mestrinheire Hungaro
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.263
  • Efficient scientific documentation integrating LaTeX and GeoGebra

    Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Valter Soares de Camargo
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.264

Relatos de Pesquisa

  • ODE from the perspective of Exploratory Mathematics Teaching a lesson pro-posal

    Marcos Vinicius de Oliveira Peres, Laís Maria Costa Pires de Oliveira
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.265
  • Women in mathematics brief considerations on the presence of women in math-ematics education

    Larissa Klosowski de Paula, Cíntia Cristiane de Andrade, Roseane da Silva Almeida
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.266
  • Development of a Smart Greenhouse Using the Arduino Platform in the Context of Education 5.0

    Lucas Matias dos Santos, Valter Soares de Camargo
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.267