Integração Universidade-Escola
A Utilização da “Roleta das Potências” no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.249Palavras-chave:
Integração universidade-escola, Metodologias lúdicas, Formação docente, Educação matemática, Educação básicaResumo
O presente relato de experiência descreve a aplicação da atividade lúdica "Roleta das Potências," desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí, sob a orientação da professora responsável pela disciplina “O Ensino de Números e Álgebra”, que também atua como professora nas turmas da educação básica do Colégio Cívico Militar Silvio Vidal – EFMP, onde a atividade foi desenvolvida. A atividade foi aplicada com alunos do ensino médio e teve como objetivo tornar o aprendizado de potências mais atrativo. O trabalho destaca a importância da integração universidade-escola promovida pela professora, contribuindo significativamente para as boas práticas no colégio e para a formação de futuros professores. Os resultados indicaram um alto nível de engajamento dos alunos do ensino médio, com participação ativa durante toda a atividade desenvolvida, observando-se ações colaborativas entre os membros do grupo e ações competitivas entre os grupos, as quais reforçaram a relevância da parceria como um campo formativo prático.