Integração Universidade-Escola

A Utilização da “Roleta das Potências” no Ensino Médio

Autores

  • Cíntia Cristiane de Andrade UniBF / Unespar
  • Larissa Klosowski de Paula UniBF

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.249

Palavras-chave:

Integração universidade-escola, Metodologias lúdicas, Formação docente, Educação matemática, Educação básica

Resumo

O presente relato de experiência descreve a aplicação da atividade lúdica "Roleta das Potências," desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí, sob a orientação da professora responsável pela disciplina “O Ensino de Números e Álgebra”, que também atua como professora nas turmas da educação básica do Colégio Cívico Militar Silvio Vidal – EFMP, onde a atividade foi desenvolvida. A atividade foi aplicada com alunos do ensino médio e teve como objetivo tornar o aprendizado de potências mais atrativo. O trabalho destaca a importância da integração universidade-escola promovida pela professora, contribuindo significativamente para as boas práticas no colégio e para a formação de futuros professores. Os resultados indicaram um alto nível de engajamento dos alunos do ensino médio, com participação ativa durante toda a atividade desenvolvida, observando-se ações colaborativas entre os membros do grupo e ações competitivas entre os grupos, as quais reforçaram a relevância da parceria como um campo formativo prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Cristiane de Andrade, UniBF / Unespar

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade 5.0 (UniBF Centro Universitário). Professora Unespar - Campus de Paranavaí e na UniBF Centro Universitário.

Larissa Klosowski de Paula, UniBF

Doutora em História. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, História e Educação (GEPEHED/UFGD) e do Grupo de Pesquisa Sociedade 5.0 (UniBF Centro Universitário). Professora na UniBF Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Andrade, C. C. de, & Paula, L. K. de. (2024). Integração Universidade-Escola: A Utilização da “Roleta das Potências” no Ensino Médio. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–5. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.249

Edição

Seção

Relatos de Experiência