Calculando a área de uma praça triangular de maneira não convencional
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.251Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Cálculo de Área, Praça TriangularResumo
Este relato de experiência aborda sobre uma aplicação de um trabalho prático da disciplina Resolução de Problemas do 1º Ano do Curso de Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí, com o objetivo de mensurar a área de uma pequena praça localizada na cidade de Paranavaí nas proximidades do Colégio onde a atividade foi desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e sua capacidade de resolução de problemas. A atividade foi desenvolvida no colégio com uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio, onde a turma foi dividida em grupos e cada um foi para um local externo desenvolver a atividade in loco. Feitas as medições na praça triangular, acadêmicos e o grupo de alunos retornaram ao colégio e desenvolveram as demais etapas de sistematização da atividade de resolução de problemas no pátio. Durante toda a atividade, pudemos observar a linha de raciocínio dos alunos, principais estratégias utilizadas e compreender e tentar sanar suas principais dúvidas acerca do conteúdo de geometria plana. A experiência permitiu conhecer as principais dificuldades dos alunos em relação à matemática e à resolução de problemas e encontrar a área aproximada de uma praça utilizando recursos alternativos.