Relato de uma experiência sobre o uso do software GeoGebra para o ensino de Semelhança de Triângulos no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Estefani da Silva Alves Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Raíssa Graziely Silva Ferreira Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Tatiane Gonçalves Brambilla Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Welington da Cruz Tavares Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Érika Janine Maia-Afonso Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.255

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Construções Geométricas, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma proposta didática desenvolvida durante o projeto de extensão associado à disciplina de Tecnologias Digitais na Educação Matemática ofertada no primeiro ano do curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, da Universidade Estadual do Paraná/campus Paranavaí. O objetivo da proposta é explorar o software GeoGebra para o ensino do conteúdo de Semelhança de Triângulos em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Paranavaí, composta por 38 alunos. O trabalho teve duração de duas horas-aula e foi planejado levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo matemático abordado, dividimos a turma em grupos para discutirem a atividade. Durante o desenvolvimento da atividade proposta percebemos que os alunos tiveram interesse em fazer a atividade, entretanto tivemos dificuldades em relação ao uso dos recursos tecnológicos que seriam utilizados, não sendo possível baixar o aplicativo Suíte GeoGebra Calculadora nos tablets, tendo que usar o software GeoGebra Classic online para trabalhar com os alunos desenvolvendo até o oitavo passo, como os dispositivos apresentavam interfaces diferentes  tivemos que ajudar os grupos a identificar as ferramentas e usar adequadamente para não ter que recomeçar novamente a construção, como era uma turma numerosa  tivemos que parar a explicação para ajudar várias vezes os grupos. Ao realizar o projeto de extensão adquirimos a experiência de como trabalhar numa sala de aula e lidar com os obstáculos ao utilizar Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefani da Silva Alves, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Raíssa Graziely Silva Ferreira, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Tatiane Gonçalves Brambilla, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Welington da Cruz Tavares, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Érika Janine Maia-Afonso, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Alves, E. da S., Ferreira, R. G. S., Brambilla, T. G., Tavares, W. da C., & Maia-Afonso, Érika J. (2024). Relato de uma experiência sobre o uso do software GeoGebra para o ensino de Semelhança de Triângulos no 9º ano do Ensino Fundamental. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–5. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.255

Edição

Seção

Relatos de Experiência