O uso do GeoGebra para construção do Teorema de Tales

relato de uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Alan Gabriel dos Santos de Almeida Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Lara de Andrade Evangelista Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Lorena Lopes de Souza Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Érika Janine Maia-Afonso Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.250

Palavras-chave:

Construções Geométricas, Software, Ensino de Matemática

Resumo

Este relato de experiência trata sobre a aplicação do trabalho desenvolvido na disciplina de Tecnologias Digitais na Educação Matemática, do 1° ano do curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - campus Paranavaí, com o objetivo de retomar o conteúdo Teorema de Tales com a utilização do software GeoGebra. A atividade foi implementada com 32 alunos matriculados no 9° ano de um colégio público da cidade de Paranavaí. Inicialmente realizamos questionamentos sobre o Teorema de Tales para a construção de um mapa mental no quadro a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Logo após, dividimos a sala em oito grupos compostos por quatro pessoas cada, para a demonstração na televisão multimídia do passo a passo da construção do Teorema de Tales no software GeoGebra, com apoio dos (futuros) professores. Passamos para os alunos os comandos para a construção de maneira autônoma do Teorema de Tales no software, para que eles tivessem a oportunidade de explorar e manusear o GeoGebra. Observamos que alguns alunos tiveram dificuldades em seguir o que se pedia nos comandos para chegarem em uma construção aproximada do que foi solicitado na atividade proposta. Porém, uma outra parte dos alunos conseguiram chegar no que se pedia com mais facilidade. Enquanto acadêmicos do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática, podemos afirmar que a experiência obtida ao desenvolver essa atividade nos trouxe um outro olhar para a sala de aula e permitiu compreender as diferenças de cada aluno bem como suas dificuldades para manusearem a tecnologia digital proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Gabriel dos Santos de Almeida, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática.

Lara de Andrade Evangelista, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática.

Lorena Lopes de Souza, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática.

Érika Janine Maia-Afonso, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Almeida, A. G. dos S. de, Evangelista, L. de A., Souza, L. L. de, & Maia-Afonso, Érika J. (2024). O uso do GeoGebra para construção do Teorema de Tales: relato de uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–5. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.250

Edição

Seção

Relatos de Experiência