Uma experiência com Scratch para o cálculo do discriminante (delta) em equações polinomiais de grau 2
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.256Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Tecnologias Digitais, Pensamento computacional, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo descreve uma experiência de ensino, vivenciada por acadêmicos matriculados no primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí, utilizando o Scratch como uma tecnologia digital para favorecer o ensino de equações do segundo grau. A proposta foi conduzida ao decorrer de duas horas aulas, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de um colégio público localizado no munícipio de Paranavaí, composta por 30 alunos. Por meio do Scratch, uma plataforma de programação visual, os alunos programaram uma calculadora para o cálculo do discriminante (delta) com o objetivo de reforçar os conceitos de equações do segundo grau que eles já haviam estudado anteriormente, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de desenvolver seu pensamento computacional. Como resultados, observamos que a atividade proporcionou aos alunos uma nova abordagem para a aprendizagem matemática, combinando teoria e prática de forma interativa. Constatamos que, dos 10 grupos formados para o desenvolvimento da atividade, 9 conseguiram finalizar a programação da calculadora com sucesso. Concluímos que o uso do Scratch possui potencial para contribuir com o ensino de equações do segundo grau nos anos finais do Ensino Fundamental, e de modo geral, com o ensino de Matemática.