Cálculo da Área de uma Praça Circular
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.248Palavras-chave:
Geometria, Resolução de Problemas, Figuras geométricasResumo
Este relato de experiência aborda a atividade desenvolvida no projeto de extensão da disciplina Resolução de Problemas do 1º ano do Curso de Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí, que desafiou os acadêmicos a buscar estratégias para calcular a área de uma praça circular sem usar a fórmula da circunferência, que seria a maneira mais prática para a resolução. O objetivo do projeto é propor métodos alternativos, usando raciocínio lógico e dedutivo, com base nos conhecimentos dos alunos do ensino médio sobre geometria. A atividade foi realizada no Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal com um grupo de 9 alunos do 2º ano do curso Técnico em Administração. A finalidade principal foi tornar o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente, trabalhando em conjunto e levantando ideias para encontrar a área da praça usando outras figuras geométricas. Durante a atividade, ficou claro que ela proporcionou momentos de interação e descontração, favorecendo o aprendizado dos participantes, especialmente entre os acadêmicos e os alunos da educação básica. Ressalta-se que este projeto de extensão trouxe maneiras diferentes de calcular a área de um círculo e evidenciou a criatividade dos alunos, que, por meio de falas construtivas, conseguiram medir e representar em uma escala menor a área da praça circular.