Cálculo da Área de uma Praça Circular

um relato de experiência

Autores

  • Cenita Penha Pereira Baratella UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Lorena Lopes de Souza UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Parmmenas Ferro da Silva UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Raíssa Graziely Silva Ferreira UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Welington da Cruz Tavares UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Cíntia Cristiane de Andrade UNESPAR - Campus de Paranavaí / UniBF Centro Universitário.

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.248

Palavras-chave:

Geometria, Resolução de Problemas, Figuras geométricas

Resumo

Este relato de experiência aborda a atividade desenvolvida no projeto de extensão da disciplina Resolução de Problemas do 1º ano do Curso de Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí, que desafiou os acadêmicos a buscar estratégias para calcular a área de uma praça circular sem usar a fórmula da circunferência, que seria a maneira mais prática para a resolução. O objetivo do projeto é propor métodos alternativos, usando raciocínio lógico e dedutivo, com base nos conhecimentos dos alunos do ensino médio sobre geometria. A atividade foi realizada no Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal com um grupo de 9 alunos do 2º ano do curso Técnico em Administração. A finalidade principal foi tornar o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente, trabalhando em conjunto e levantando ideias para encontrar a área da praça usando outras figuras geométricas. Durante a atividade, ficou claro que ela proporcionou momentos de interação e descontração, favorecendo o aprendizado dos participantes, especialmente entre os acadêmicos e os alunos da educação básica. Ressalta-se que este projeto de extensão trouxe maneiras diferentes de calcular a área de um círculo e evidenciou a criatividade dos alunos, que, por meio de falas construtivas, conseguiram medir e representar em uma escala menor a área da praça circular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cenita Penha Pereira Baratella, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Lorena Lopes de Souza, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Parmmenas Ferro da Silva, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Raíssa Graziely Silva Ferreira, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Welington da Cruz Tavares, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Cíntia Cristiane de Andrade, UNESPAR - Campus de Paranavaí / UniBF Centro Universitário.

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade 5.0 (UniBF Centro Universitário). Professora na Unespar - Campus de Paranavaí e na UniBF Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Baratella, C. P. P., Souza, L. L. de, Silva, P. F. da, Ferreira, R. G. S., Tavares, W. da C., & Andrade, C. C. de. (2024). Cálculo da Área de uma Praça Circular: um relato de experiência . Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–4. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.248

Edição

Seção

Relatos de Experiência