EDO na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.265Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Proposta didática, Ensino SuperiorResumo
Este estudo apresenta uma proposta de aula pautada na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) para o trabalho com Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) com alunos do Ensino Superior. A partir de uma tarefa que propõe a investigação do comportamento da temperatura da água com o passar do tempo são contextualizadas fases de uma aula no EEM, a saber: introdução da tarefa, desenvolvimento da tarefa pelos alunos, discussão coletiva da tarefa e sistematização das aprendizagens matemáticas, momento em que se deve apresentar a Lei de Aquecimento/Resfriamento de Newton. Espera-se que com esta proposta alunos que cursam a disciplina de EDO possam vivenciar o estudo e a utilização de conceitos matemáticos em situações não matemáticas, de seu cotidiano, possibilitando uma compreensão aprofundada do processo de experimentação e das soluções de EDOs no contexto de fenômenos físicos, como o aquecimento ou resfriamento de corpos.