EDO na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática

uma proposta de aula

Autores

  • Marcos Vinicius de Oliveira Peres UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Laís Maria Costa Pires de Oliveira UNESPAR - Campus de Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.265

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Proposta didática, Ensino Superior

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta de aula pautada na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) para o trabalho com Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) com alunos do Ensino Superior. A partir de uma tarefa que propõe a investigação do comportamento da temperatura da água com o passar do tempo são contextualizadas fases de uma aula no EEM, a saber: introdução da tarefa, desenvolvimento da tarefa pelos alunos, discussão coletiva da tarefa e sistematização das aprendizagens matemáticas, momento em que se deve apresentar a Lei de Aquecimento/Resfriamento de Newton. Espera-se que com esta proposta alunos que cursam a disciplina de EDO possam vivenciar o estudo e a utilização de conceitos matemáticos em situações não matemáticas, de seu cotidiano, possibilitando uma compreensão aprofundada do processo de experimentação e das soluções de EDOs no contexto de fenômenos físicos, como o aquecimento ou resfriamento de corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Oliveira Peres, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí). Mestre em Bioestatística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Docente colaboradora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

Laís Maria Costa Pires de Oliveira, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente colaboradora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Peres, M. V. de O., & Oliveira, L. M. C. P. de. (2024). EDO na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática: uma proposta de aula. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–7. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.265

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa