Análise de vídeos de aulas de Matemática
práticas de ensino fundamentadas em processos investigativos
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.262Palavras-chave:
Educação Matemática, Análise de vídeos, Formação de Professores de Matemática, Inquiry Based EducationResumo
A análise de vídeos tem sido discutida frequentemente no âmbito da formação de professores como potencial para o processo de aprendizagem docente, principalmente por possibilitar, dentre outros aspectos, o desenvolvimento de reflexões que impactam suas respectivas identidades profissionais (Van es; Sherin, 2002; 2007; Rodrigues; Cyrino, 2015; Rodrigues, 2019). O objetivo dessa oficina é possibilitar, aos participantes, o desenvolvimento de reflexões a respeito de vídeos de aulas de Matemática, da Educação Básica e do Ensino Superior. Para isso, pretende-se propor alguns vídeos, que registram práticas de ensino fundamentadas em processos investigativos, e analisa-los coletivamente, de maneira que algumas características sejam debatidas, como o tipo de pensamento dos estudantes, a estratégia metodológica utilizada pelo professor, o conteúdo matemático, dentre outros. Tais vídeos integram um recurso multimídia para o trabalho com (futuros) professores em formação, que visam, dentre outros aspectos, problematizar aspectos da prática pedagógica fundamentados em uma perspectiva alternativa de ensino. Os vídeos serão apresentados coletivamente aos participantes. Em seguida, discussões coletivas a respeito de seus aspectos serão mobilizadas. Por fim, os estudantes se organizarão em grupos e registrarão, de maneira escrita, características da perspectiva de ensino utilizada, evidenciadas por meio das análises dos vídeos e das discussões desencadeadas. Espera-se que o trabalho com a oficina possibilite o desenvolvimento de aprendizagens com relação a perspectivas alternativas de ensino na Educação Matemática.