A análise de Erros em práticas com Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.258Palavras-chave:
Educação Matemática, Função Afim, Análise de Erros, Modelagem MatemáticaResumo
Na perspectiva da Análise de Erros, um erro cometido pelo estudante em uma produção matemática pode ser transformado em uma questão desafiadora, onde a investigação e a exploração contribuem para o aprofundamento dos conhecimentos matemáticos. Nesse sentido, Borasi (1996) sugere convidar os alunos a investigarem as consequências de aceitar o erro como verdade. Nesta oficina, pretende-se explorar a potencialidade dos erros matemáticos cometidos por estudantes no desenvolvimento de uma atividade fundamentada na Modelagem Matemática como estratégia de ensino. A atividade versará sobre a temática “inserção de mulheres no mercado de trabalho” adaptada de Senes, Braz e Barros (2022), na qual propõe-se que os participantes, em grupos, investiguem o problema: Como podemos estimar a quantidade de mulheres inseridas no mercado de trabalho atualmente? Levando em conta que a Modelagem Matemática lida com aproximações da realidade, é fundamental verificar se o Modelo Matemático resultante é adequado ao contexto analisado. Nessa etapa, é comum a identificação de erros no desenvolvimento matemático formal, e assim pretendemos provocar reflexões a respeito de alguns erros que podem surgir e/ou daqueles que surgirem durante o processo. Particularmente, nesta oficina, haverá um momento de socialização das respostas dos grupos, e na sequência, pretendemos explorar um erro na função afim, questionando sobre a definição da inclinação da reta, assumindo, por hipótese que ela possa ser definida de outra forma, a partir de um erro cometido na resolução desse mesmo problema de Modelagem Matemática, quando foi proposto a um outro grupo, conforme apresentado em Vidotti e Oliveira (2024). Deste modo, espera-se contribuir para que o erro seja visto como um elemento positivo no processo de aprendizagem. Esta oficina destina-se a estudantes ou profissionais da área da Educação Matemática, terá duração de 4 horas-aulas e a quantidade de vagas é de 30 participantes.