Relato de Experiência

Cálculo da área de uma quadra em formato trapezoidal de modo não tradicional

Autores

  • Gabriel Henrique Dourado Xavier UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Isabela de Souza Cardoso Motta UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Isadora Maronêz Ruiz UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Maria Carolina Gerlach UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Tatiane Gonçalves Brambilla UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Cíntia Cristiane de Andrade UNESPAR - Campus de Paranavaí / UniBF Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.268

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Geometria, Aprendizagem Ativa, Metodologias Alternativas, Educação Matemática

Resumo

Este relato de experiência descreve uma aula prática realizada com uma turma do 2º ano do Ensino Médio para calcular a área de uma quadra com formato de trapézio, sem o uso direto de fórmulas convencionais. A atividade foi desenvolvida em cinco etapas: apresentação do problema, medição das bordas, construção de um modelo geométrico, decomposição do trapézio em figuras geométricas simples e cálculo da área total por aproximação. Os alunos utilizaram ferramentas básicas, como cordas, trenas e calculadoras, para realizar as medições e cálculos. A experiência teve como objetivo estimular a capacidade de resolução de problemas, além de demonstrar que métodos alternativos de cálculo podem ser eficientes. No final, comparou-se a área aproximada com o cálculo exato, destacando a eficácia do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Dourado Xavier, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Unespar - Campus de Paranavaí

Isabela de Souza Cardoso Motta, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Unespar - Campus de Paranavaí

Isadora Maronêz Ruiz, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Unespar - Campus de Paranavaí

Maria Carolina Gerlach, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Unespar - Campus de Paranavaí

Tatiane Gonçalves Brambilla, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Unespar - Campus de Paranavaí

Cíntia Cristiane de Andrade, UNESPAR - Campus de Paranavaí / UniBF Centro Universitário

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade 5.0 (UniBF Centro Universitário). Professora Unespar - Campus de Paranavaí e na UniBF Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Xavier, G. H. D., Motta, I. de S. C., Ruiz, I. M., Gerlach, M. C., Brambilla, T. G., & Andrade, C. C. de. (2024). Relato de Experiência: Cálculo da área de uma quadra em formato trapezoidal de modo não tradicional. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–5. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.268

Edição

Seção

Relatos de Experiência