Recursos tecnológicos para alunos que apresentam deficiências visual, auditiva ou motora

Autores

  • Graziela Pizolli Faculdade de Paraíso do Norte (FAPAN)
  • Noêmia Aparecida Martins Faculdade de Paraíso do Norte (FAPAN)
  • Cleber Mena Leão Junior Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Claudinéia Conationi da Silva Franco UNIBF;UEM

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos, Tecnologias, Pessoas com deficiência

Resumo

o objetivo do estudo foi de forma geral oferecer informações científicas, que podem ser lidas individual ou coletivamente por professores ou pela comunidade escolar para contribuir no processo ensino aprendizagem e inclusão escolar de alunos que apresentam deficiências. Um auxílio ao professor, em seu planejamento de aula, ou profissionais da área da educação sobre o uso dos recursos tecnológicos que facilitam o aprendizado de alunos com necessidades. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo realizada com três pessoas que estudam ou não e que possuem deficiências visual, auditiva e motora, respectivamente, para investigar o uso de recursos tecnológicos em suas vidas acadêmicas e sociais, bem como, seus benefícios e dificuldades. A revisão de literatura realizada para descrever esse artigo analítico, responde aos objetivos específicos de descrever as ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho pedagógico inclusivo, como Preletor de Palavras (Eugênio), SmartNave para a deficiência motora e Nosvox e Virtual Vision para a Deficiência Visual e Player Rybená para a Deficiência Auditiva. A partir do artigo desenvolvido sobre: Meios tecnológicos para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, visual e motora, foi possível verificar que as crianças ou pessoas com deficiência encontram um desafio a ser vencido quando se refere aos meios tecnológicos na educação. Muitas instituições não estão preparadas para receber esse aluno, como também os professores, pois a grande maioria encontra dificuldades devido à falta de estrutura e capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Pizolli, Faculdade de Paraíso do Norte (FAPAN)

Graduada em Pedagogia, Faculdade de Paraíso do Norte (FAPAN).

Noêmia Aparecida Martins, Faculdade de Paraíso do Norte (FAPAN)

Graduada em Pedagogia, Faculdade de Paraíso do Norte (FAPAN).

Cleber Mena Leão Junior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação Física, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Claudinéia Conationi da Silva Franco, UNIBF;UEM

Docente - União Brasileira de Faculdades (UNIBF), Doutora em Biologia Celular e Molecular (UEM)

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Pizolli, G., Martins, N. A., Junior, C. M. L., & Franco, C. C. da S. (2021). Recursos tecnológicos para alunos que apresentam deficiências visual, auditiva ou motora. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 3(3), 1–12. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/96

Edição

Seção

Artigos