Recursos tecnológicos para alunos que apresentam deficiências visual, auditiva ou motora
Keywords:
Recursos tecnológicos, Tecnologias, Pessoas com deficiênciaAbstract
o objetivo do estudo foi de forma geral oferecer informações científicas, que podem ser lidas individual ou coletivamente por professores ou pela comunidade escolar para contribuir no processo ensino aprendizagem e inclusão escolar de alunos que apresentam deficiências. Um auxílio ao professor, em seu planejamento de aula, ou profissionais da área da educação sobre o uso dos recursos tecnológicos que facilitam o aprendizado de alunos com necessidades. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo realizada com três pessoas que estudam ou não e que possuem deficiências visual, auditiva e motora, respectivamente, para investigar o uso de recursos tecnológicos em suas vidas acadêmicas e sociais, bem como, seus benefícios e dificuldades. A revisão de literatura realizada para descrever esse artigo analítico, responde aos objetivos específicos de descrever as ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho pedagógico inclusivo, como Preletor de Palavras (Eugênio), SmartNave para a deficiência motora e Nosvox e Virtual Vision para a Deficiência Visual e Player Rybená para a Deficiência Auditiva. A partir do artigo desenvolvido sobre: Meios tecnológicos para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, visual e motora, foi possível verificar que as crianças ou pessoas com deficiência encontram um desafio a ser vencido quando se refere aos meios tecnológicos na educação. Muitas instituições não estão preparadas para receber esse aluno, como também os professores, pois a grande maioria encontra dificuldades devido à falta de estrutura e capacitação.