Mana-Chica do Caboio

a história da dança popular do município de Campos dos Goytacazes - RJ

Autores

  • Priscilla Gonçalves de Azevedo UENF

Palavras-chave:

Mana-Chica do Caboio, Dança, Campos dos Goytacazes

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo formalizar, por meio de autores que relatam sobre as diferentes manifestações culturais, a história da dança campista, bem como a expressão da linguagem corporal da “Mana-Chica do Caboio”. Para o desenvolvimento metodológico utilizaremos como estratégia a revisão de literatura por meio de referenciais teóricos para uma abordagem no conceito de cultura, com a finalidade de promover o registro e a valorização dessa dança como manifestação cultural da região Norte Fluminense, surgida na região do Caboio, no município de Campos dos Goytacazes - RJ. A Mana-Chica do Caboio foi supostamente inventada por uma senhora “dançadeira” e “amiga da folia” que poderia ser uma das “Franciscas”. Para isso, apresentamos sua interface aos seus principais elementos musicais: a viola portuguesa, o chocalho indígena e o pandeiro africano. Nesse sentido, manifestamos por meio da dança e da música, a história de uma determinada época, retratada pela vida do povo do interior, bem como suas características corporais, especialmente representadas por meio da Mana-Chica do Caboio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Gonçalves de Azevedo, UENF

Doutoranda e mestre em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Pósgraduação Lato-sensu em Docência no Ensino de Dança pela União Brasileira de Faculdades (UniBF).

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Azevedo, P. G. de. (2021). Mana-Chica do Caboio: a história da dança popular do município de Campos dos Goytacazes - RJ. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 2(2), 51–58. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/40

Edição

Seção

Artigos