Imunização em risco

causas da baixa cobertura vacinal e es-tratégias de reversão

Autores

  • Viviane Medeiros de Jesus Ramponi Universidade Nove de Julho, UNINOVE, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.281

Palavras-chave:

Vacina, Cobertura Vacinal, Negligência, Estratégia, Vacinação

Resumo

O objetivo do presente estudo é averiguar as possíveis causas da baixa cobertura vacinal. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica que objetiva a investigação de materiais pertinentes ao campo de estudo. Os conceitos referenciais propostos foram Vacina, Cobertura Vacinal, Negligência, Estratégia e Vacinação. Esta pesquisa evidência a importância da vacinação para que não haja o reaparecimento de doenças imunopreveníveis que estavam controladas ou erradicadas. Para que as taxas das coberturas vacinais voltem a elevar é preciso identificar as causas. Sendo assim, o presente trabalho analisou e descreveu que mesmo com os bons resultados alcançados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), nos últimos anos, as coberturas vacinais apresentam uma constante queda devido a negligência à vacinação. Para que volte a ter o aumento das taxas da cobertura vacinal é preciso aplicar algumas estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Medeiros de Jesus Ramponi, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, SP, Brasil

Graduada em Letras pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Graduada em Odontologia pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Especialização em Saúde Coletiva pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Especialização em Saúde da Família pela Faculdade da Região Serrana - FARESE.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Ramponi, V. M. de J. (2025). Imunização em risco: causas da baixa cobertura vacinal e es-tratégias de reversão. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 11(11), 387–395. https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.281

Edição

Seção

Artigos