Práticas pedagógicas de Piaget e Vygotsky no ensino de ciências

Autores

  • Geruza Ferreira Haubert Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, MG, Brasil
  • Greice Sansão Araldi Prefeitura Municipal de Brusque, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.278

Palavras-chave:

Práticas, Pedagógicas, Piaget, Vygotsky, Ciências

Resumo

Este artigo apresenta contribuições de práticas pedagógicas fundamentadas nas teorias educacionais de Jean Piaget e Lev Vygotsky para o Ensino de Ciências. Piaget enfatiza a construção ativa do conhecimento por meio da interação com o ambiente físico e Vygotsky ressalta o papel da mediação social e cultural no desenvolvimento cognitivo. A partir de uma exploração bibliográfica e um caso de atividade prática no Ensino de Ciências, demonstra-se que a integração dessas perspectivas potencializa a aprendizagem, proporciona a descoberta individual e a colaboração coletiva. O estudo concluiu que as práticas pedagógicas alinhadas a ambos os teóricos promovem não apenas a compreensão de conceitos científicos, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais, essenciais para as exigências e as demandas da sociedade contemporânea na formação de cidadãos capazes de intervir cientificamente no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geruza Ferreira Haubert, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, MG, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Especialista em Docência no Ensino de Ciências Biológicas pela Faculdade Iguaçu (UNIMINAS). Professora de Ciências da Prefeitura de Brusque, SC.

Greice Sansão Araldi, Prefeitura Municipal de Brusque, SC, Brasil

Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz (FSL). Licenciada em Ciências da Religião pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNICV). Especialista em Ciências da Religião pelo UniBF Centro Universitário e em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professora de Filosofia e Ensino Religioso da Prefeitura de Brusque, SC.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Haubert, G. F., & Araldi, G. S. (2025). Práticas pedagógicas de Piaget e Vygotsky no ensino de ciências. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 11(11), 370–376. https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.278

Edição

Seção

Artigos