Práticas pedagógicas de Piaget e Vygotsky no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.278Palavras-chave:
Práticas, Pedagógicas, Piaget, Vygotsky, CiênciasResumo
Este artigo apresenta contribuições de práticas pedagógicas fundamentadas nas teorias educacionais de Jean Piaget e Lev Vygotsky para o Ensino de Ciências. Piaget enfatiza a construção ativa do conhecimento por meio da interação com o ambiente físico e Vygotsky ressalta o papel da mediação social e cultural no desenvolvimento cognitivo. A partir de uma exploração bibliográfica e um caso de atividade prática no Ensino de Ciências, demonstra-se que a integração dessas perspectivas potencializa a aprendizagem, proporciona a descoberta individual e a colaboração coletiva. O estudo concluiu que as práticas pedagógicas alinhadas a ambos os teóricos promovem não apenas a compreensão de conceitos científicos, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais, essenciais para as exigências e as demandas da sociedade contemporânea na formação de cidadãos capazes de intervir cientificamente no mundo.