A missão os desafios da inteligência artificial na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v10i10.271Palavras-chave:
Inteligência artificial, Softwares de simulação, Ensino técnico, Educação profissional, Inovação tecnológicaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar criticamente o impacto da inteligência artificial (IA) e dos softwares de simulação na educação profissional e técnica, destacando suas principais aplicações, benefícios e desafios. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão de literatura em bases acadêmicas reconhecidas. O estudo identificou que a IA possibilita a personalização do aprendizado, tornando-o mais eficiente e inclusivo, enquanto os softwares de simulação oferecem ambientes interativos que replicam situações reais de trabalho, aprimorando a formação técnica. No entanto, desafios como infraestrutura inadequada, resistência à adoção tecnológica, falta de capacitação docente e questões éticas relacionadas ao uso de dados dos alunos ainda limitam sua implementação. A análise indica que, para que essas tecnologias sejam efetivamente incorporadas ao ensino técnico, é necessário um planejamento estratégico que envolva investimentos em infraestrutura, capacitação de professores e regulamentações claras para garantir o uso ético e seguro da IA na educação. Conclui-se que a integração da IA e dos softwares de simulação tem o potencial de transformar a educação profissional, preparando os alunos para as demandas do mercado de trabalho, desde que superados os desafios estruturais e pedagógicos existentes.