Astronomia e Astrologia
entenda as diferenças
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.257Palavras-chave:
Astronomia, Astrologia, Atividade prática, Observação do céu, ConstelaçõesResumo
A Astronomia é considerada a Ciência mais antiga, tendo seus primeiros registros ainda na antiguidade, período em que muitas explicações científicas eram pautadas em aspectos místicos e de observação do céu diurno / noturno. No que diz respeito ao Ensino de Astronomia, tem-se seus primeiros registros na década de 1970, por meio da primeira tese da área e do Museu de Ciência de Campinas. Desde então, diferentes pautas de discussões e inserções no currículo da Educação Básica tem sido observado, tornando cada vez mais presente a Astronomia no cotidiano escolar. Em contrapartida, pautas relacionadas a Astrologia, tem estado cada vez mais presentes na educação básica e, consequentemente, nos centros universitários, sinalizando a necessidade de explanar a diferença entre Astronomia e Astrologia. Nessa perspectiva, essa oficina tem como objetivo abordar as diferenças entre Astronomia e Astrologia, utilizando como recurso didático diferentes atividades práticas, tais como: o uso de maquetes e de simuladores do céu. Ao fim da oficina, espera-se que os participantes consigam distinguir astronomia de astrologia, bem como apontar as principais diferenças entre elas. Por fim, o oficineiro deve saber como desconstruir a astrologia em sala de aula a partir da prática, da observação e da criticidade, bem como, evidenciar os principais aspectos relacionados a Astronomia. Número de vagas: 20. Duração: 2 horas.