Relato de uma experiência sobre o uso do software GeoGebra para o ensino de Semelhança de Triângulos no 9º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.255Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Construções Geométricas, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma proposta didática desenvolvida durante o projeto de extensão associado à disciplina de Tecnologias Digitais na Educação Matemática ofertada no primeiro ano do curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, da Universidade Estadual do Paraná/campus Paranavaí. O objetivo da proposta é explorar o software GeoGebra para o ensino do conteúdo de Semelhança de Triângulos em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Paranavaí, composta por 38 alunos. O trabalho teve duração de duas horas-aula e foi planejado levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo matemático abordado, dividimos a turma em grupos para discutirem a atividade. Durante o desenvolvimento da atividade proposta percebemos que os alunos tiveram interesse em fazer a atividade, entretanto tivemos dificuldades em relação ao uso dos recursos tecnológicos que seriam utilizados, não sendo possível baixar o aplicativo Suíte GeoGebra Calculadora nos tablets, tendo que usar o software GeoGebra Classic online para trabalhar com os alunos desenvolvendo até o oitavo passo, como os dispositivos apresentavam interfaces diferentes tivemos que ajudar os grupos a identificar as ferramentas e usar adequadamente para não ter que recomeçar novamente a construção, como era uma turma numerosa tivemos que parar a explicação para ajudar várias vezes os grupos. Ao realizar o projeto de extensão adquirimos a experiência de como trabalhar numa sala de aula e lidar com os obstáculos ao utilizar Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática.