Construção de figuras geométricas
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v8i8.231Palavras-chave:
Razão e Proporção, Figuras Geométricas, Ludicidade na MatemáticaResumo
Este relato de experiência detalha uma atividade pedagógica, focada no ensino dos conceitos de Razão e Proporção. A proposta envolveu a utilização de duas medidas em centímetro, estabelecidas pelo acadêmico, para a criação de figuras geométricas de tamanhos variados em qualquer folha de papel. A atividade “Construção de Figuras Geométricas” foi desenvolvida na turma do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática da Unespar – Campus de Paranavaí, com 5 alunos presentes no dia. A proposta era desafiar os alunos para que obtivessem uma melhora na compreensão sobre o conceito de razão e o conceito de proporção, por meio dessa abordagem, puderam explorar e aplicar o conhecimento básico que eles já tinham de razão e proporção de uma maneira prática. A experiência demonstrou que trabalhar um conceito de forma ativa pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos complexos.