Matemática em experimentos

Autores

  • Pedro Henrique Rastelli Monteiro Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Luiza Batista de Lima Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Laís Maria Costa Pires de Oliveira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.213

Palavras-chave:

Função Linear, Ensino Exploratório

Resumo

O relato traz reflexões e aprendizagens de futuros professores, referentes ao desenvolvimento de uma oficina temática com alunos do 1° ano do Ensino Médio, no contexto do Estágio Supervisionado. A oficina, assente na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) (CANAVARRO; OLIVEIRA; MENEZES, 2012), teve como objetivo explorar o conteúdo de Funções Polinomiais de primeiro grau, especificamente o conceito de Função Linear. A tarefa denominada “Percorrendo Distâncias” foi proposta aos alunos em sala de aula (leitura do enunciado, esclarecimento de dúvidas, incentivo ao engajamento para a resolução da tarefa) e, em seguida, os alunos, organizados em pequenos grupos, foram ao pátio, para realizar um experimento prático (primeira parte da resolução da tarefa): um aluno de cada grupo percorreu uma trajetória retilínea (primeiro caminhando e, em seguida, correndo) e os demais colegas cronometraram e registraram o tempo gasto. Ao retornarem para a sala de aula, com as informações coletadas, os alunos seguiram com a resolução da tarefa em pequenos grupos e, com o apoio dos futuros professores (questionamentos, intervenções, sugestões), registraram uma expressão matemática que fornecia a posição de um aluno no trajeto retilíneo em função da variação do tempo. Em posterior discussão coletiva (compartilhamento das resoluções na lousa e discussão em grande grupo), esta relação entre as variáveis “espaço” e “tempo” foi apresentada pelos futuros professores como a função horária do espaço () e sistematizada como uma função linear, visto que, no experimento, . Essa primeira experiência com o EEM possibilitou aos futuros professores vivenciarem uma prática desafiadora em sala de aula, o que demandou (re)significar conhecimentos matemáticos e sobre o ensino da matemática na organização e no desenvolvimento da oficina e evidenciou a importância de intervenções assertivas do professor no apoio ao trabalho dos alunos com a tarefa, para promover sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Rastelli Monteiro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Luiza Batista de Lima, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Monteiro, P. H. R., Lima, L. B. de, & Oliveira, L. M. C. P. de. (2024). Matemática em experimentos. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.213

Edição

Seção

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023