Matemática em experimentos
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.213Keywords:
Função Linear, Ensino ExploratórioAbstract
O relato traz reflexões e aprendizagens de futuros professores, referentes ao desenvolvimento de uma oficina temática com alunos do 1° ano do Ensino Médio, no contexto do Estágio Supervisionado. A oficina, assente na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) (CANAVARRO; OLIVEIRA; MENEZES, 2012), teve como objetivo explorar o conteúdo de Funções Polinomiais de primeiro grau, especificamente o conceito de Função Linear. A tarefa denominada “Percorrendo Distâncias” foi proposta aos alunos em sala de aula (leitura do enunciado, esclarecimento de dúvidas, incentivo ao engajamento para a resolução da tarefa) e, em seguida, os alunos, organizados em pequenos grupos, foram ao pátio, para realizar um experimento prático (primeira parte da resolução da tarefa): um aluno de cada grupo percorreu uma trajetória retilínea (primeiro caminhando e, em seguida, correndo) e os demais colegas cronometraram e registraram o tempo gasto. Ao retornarem para a sala de aula, com as informações coletadas, os alunos seguiram com a resolução da tarefa em pequenos grupos e, com o apoio dos futuros professores (questionamentos, intervenções, sugestões), registraram uma expressão matemática que fornecia a posição de um aluno no trajeto retilíneo em função da variação do tempo. Em posterior discussão coletiva (compartilhamento das resoluções na lousa e discussão em grande grupo), esta relação entre as variáveis “espaço” e “tempo” foi apresentada pelos futuros professores como a função horária do espaço () e sistematizada como uma função linear, visto que, no experimento, . Essa primeira experiência com o EEM possibilitou aos futuros professores vivenciarem uma prática desafiadora em sala de aula, o que demandou (re)significar conhecimentos matemáticos e sobre o ensino da matemática na organização e no desenvolvimento da oficina e evidenciou a importância de intervenções assertivas do professor no apoio ao trabalho dos alunos com a tarefa, para promover sua aprendizagem.