Matemática em experimentos

Authors

  • Pedro Henrique Rastelli Monteiro Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Luiza Batista de Lima Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Laís Maria Costa Pires de Oliveira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.213

Keywords:

Função Linear, Ensino Exploratório

Abstract

O relato traz reflexões e aprendizagens de futuros professores, referentes ao desenvolvimento de uma oficina temática com alunos do 1° ano do Ensino Médio, no contexto do Estágio Supervisionado. A oficina, assente na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) (CANAVARRO; OLIVEIRA; MENEZES, 2012), teve como objetivo explorar o conteúdo de Funções Polinomiais de primeiro grau, especificamente o conceito de Função Linear. A tarefa denominada “Percorrendo Distâncias” foi proposta aos alunos em sala de aula (leitura do enunciado, esclarecimento de dúvidas, incentivo ao engajamento para a resolução da tarefa) e, em seguida, os alunos, organizados em pequenos grupos, foram ao pátio, para realizar um experimento prático (primeira parte da resolução da tarefa): um aluno de cada grupo percorreu uma trajetória retilínea (primeiro caminhando e, em seguida, correndo) e os demais colegas cronometraram e registraram o tempo gasto. Ao retornarem para a sala de aula, com as informações coletadas, os alunos seguiram com a resolução da tarefa em pequenos grupos e, com o apoio dos futuros professores (questionamentos, intervenções, sugestões), registraram uma expressão matemática que fornecia a posição de um aluno no trajeto retilíneo em função da variação do tempo. Em posterior discussão coletiva (compartilhamento das resoluções na lousa e discussão em grande grupo), esta relação entre as variáveis “espaço” e “tempo” foi apresentada pelos futuros professores como a função horária do espaço () e sistematizada como uma função linear, visto que, no experimento, . Essa primeira experiência com o EEM possibilitou aos futuros professores vivenciarem uma prática desafiadora em sala de aula, o que demandou (re)significar conhecimentos matemáticos e sobre o ensino da matemática na organização e no desenvolvimento da oficina e evidenciou a importância de intervenções assertivas do professor no apoio ao trabalho dos alunos com a tarefa, para promover sua aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Henrique Rastelli Monteiro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Luiza Batista de Lima, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí).

Published

2024-05-03

How to Cite

Monteiro, P. H. R., Lima, L. B. de, & Oliveira, L. M. C. P. de. (2024). Matemática em experimentos. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.213

Issue

Section

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023