A utilização da inteligência artificial como ferramenta para o ensino de estatística sob a perspectiva da investigação Matemática

Autores

  • Cíntia Cristiane de Andrade Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí) / União Brasileira de Faculdades (UNIBF) / Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED)
  • Roseane Almeida da Silva União Brasileira de Faculdades (UNIBF)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.162

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Estatística, Investigação Matemática

Resumo

A Investigação Matemática é uma abordagem pedagógica que propõe a aprendizagem por meio da resolução de problemas. A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma ferramenta valiosa para a Investigação Matemática, pois pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma atividade experimental de ensino de Estatística com o uso da IA, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio Profissionalizante em Administração. A estratégia metodológica utilizada foi a Investigação Matemática, na qual os alunos foram desafiados a elaborar questionários sobre um tema de pesquisa escolhido por eles. Para isso, eles utilizaram o BARD, uma ferramenta de IA do Google, como auxílio na elaboração das perguntas. Os resultados da pesquisa mostraram que os alunos consideraram o BARD um recurso útil para a elaboração de questionários para o ensino de Estatística, especialmente no que se refere a gerar ideias para temas de pesquisa e elaboração de perguntas claras e objetivas. Além disso, os alunos relataram que a utilização do BARD foi uma experiência positiva, pois os ajudou a aprender mais sobre Estatística e a desenvolver habilidades de investigação Matemática. Portanto, diante de tudo o que foi exposto, conclui-se que o uso da IA pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de Estatística sob a perspectiva da investigação matemática. No entanto, é importante ressaltar que o uso da IA não deve substituir o papel do professor. O professor deve continuar a orientar os alunos no processo de aprendizagem, fornecendo feedback e apoiando-os na resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Cristiane de Andrade, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí) / União Brasileira de Faculdades (UNIBF) / Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED)

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí) / União Brasileira de Faculdades (UNIBF) / Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED).

Roseane Almeida da Silva, União Brasileira de Faculdades (UNIBF)

Mestre em Educação pela PUCPR. Doutoranda em Educação na UNOESTE. Docente da UNIBF.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Andrade, C. C. de, & Silva, R. A. da. (2024). A utilização da inteligência artificial como ferramenta para o ensino de estatística sob a perspectiva da investigação Matemática. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 139–149. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.162

Edição

Seção

Artigos