Os desafios do professor da educação de jovens e adultos no século XXI
as pautas pertinentes para o fortalecimento dos diálogos nas redes públicas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v5i1.131Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Professor da EJA, Formação do Professor da EJA, Diálogos sobre a EJA, A EJA no século XXIAbstract
O presente artigo tem como principal objetivo contribuir com os debates mobilizadores entre os professores e demais profissionais do Magistério das/nas escolas públicas junto aos entes federados e a sociedade civil a respeito dos desafios educacionais emanados da cotidianidade a serem considerados ao atuar na Educação de Jovens e Adultos no século XXI. O texto é apresentado na perspectiva de diálogos com autores, conceitos, prerrogativas, características e elucidações relacionadas à compreensão da modalidade EJA e a importância do fortalecimento da atuação do professor que nessa atua (Nóvoa, Haddad, Freire, Arroyo, Stecanela, Capucho). Uma pesquisa bibliográfica, sob a ótica da abordagem qualitativa, colaboradora para a reflexão em torno das pautas articuladas a serem desenvolvidas nas redes públicas de ensino em prol da democratização da EJA. Destaca-se que este foi apresentado como trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação Latu Sensu — Especialização em Educação de Jovens e Adultos, da União Brasileira de Faculdade (UNIBF).