A missão os desafios da inteligência artificial na educação profissional

Autores

  • Vitor Blanc Milani Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Márcio Mendonça Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v10i10.271

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Softwares de simulação, Ensino técnico, Educação profissional, Inovação tecnológica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar criticamente o impacto da inteligência artificial (IA) e dos softwares de simulação na educação profissional e técnica, destacando suas principais aplicações, benefícios e desafios. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão de literatura em bases acadêmicas reconhecidas. O estudo identificou que a IA possibilita a personalização do aprendizado, tornando-o mais eficiente e inclusivo, enquanto os softwares de simulação oferecem ambientes interativos que replicam situações reais de trabalho, aprimorando a formação técnica. No entanto, desafios como infraestrutura inadequada, resistência à adoção tecnológica, falta de capacitação docente e questões éticas relacionadas ao uso de dados dos alunos ainda limitam sua implementação. A análise indica que, para que essas tecnologias sejam efetivamente incorporadas ao ensino técnico, é necessário um planejamento estratégico que envolva investimentos em infraestrutura, capacitação de professores e regulamentações claras para garantir o uso ético e seguro da IA na educação. Conclui-se que a integração da IA e dos softwares de simulação tem o potencial de transformar a educação profissional, preparando os alunos para as demandas do mercado de trabalho, desde que superados os desafios estruturais e pedagógicos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Blanc Milani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Engenharia Mecânica (UTFPR), Especialista em Neuropsicopedagogia (Faculdade Imes), Bacharel em Engenharia Mecânica (UTFPR)

Márcio Mendonça, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutor em inteligência artificial (UTFPR), Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (UTFPR), Mestre em Engenharia Industrial (UNESP), Bacharel em Engenharia Eletrônica (UNILINS)

Downloads

Publicado

2025-05-03

Como Citar

Milani, V. B., & Mendonça, M. (2025). A missão os desafios da inteligência artificial na educação profissional. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 10(10), 302–311. https://doi.org/10.57077/monumenta.v10i10.271

Edição

Seção

Artigos