Construção de figuras geométricas

um relato de experiência

Autores

  • Guilherme Cazarin de Oliveira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Jhony Henrique Zanella Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Vinicius Miranda Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v8i8.231

Palavras-chave:

Razão e Proporção, Figuras Geométricas, Ludicidade na Matemática

Resumo

Este relato de experiência detalha uma atividade pedagógica, focada no ensino dos conceitos de Razão e Proporção. A proposta envolveu a utilização de duas medidas em centímetro, estabelecidas pelo acadêmico, para a criação de figuras geométricas de tamanhos variados em qualquer folha de papel. A atividade “Construção de Figuras Geométricas” foi desenvolvida na turma do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática da Unespar – Campus de Paranavaí, com 5 alunos presentes no dia. A proposta era desafiar os alunos para que obtivessem uma melhora na compreensão sobre o conceito de razão e o conceito de proporção, por meio dessa abordagem, puderam explorar e aplicar o conhecimento básico que eles já tinham de razão e proporção de uma maneira prática. A experiência demonstrou que trabalhar um conceito de forma ativa pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Cazarin de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Jhony Henrique Zanella, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Vinicius Miranda, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR - Campus de Paranavaí

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Oliveira, G. C. de, Zanella, J. H., & Miranda, V. (2024). Construção de figuras geométricas: um relato de experiência. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 8(8), 251–256. https://doi.org/10.57077/monumenta.v8i8.231

Edição

Seção

Relatos de Experiência