A realidade da inclusão de autistas no ensino regular

Autores

  • Graziela Aparecida Pizolli UniBF
  • Noemia Aparecida Maidl UniBF
  • Claudinéia Conationi da Silva Franco UniBF; UEM

Palavras-chave:

Desafios, Inclusão, Autismo, Família, Ensino Fundamental

Resumo

A inclusão, a falta de espaço físico adaptado, professores e equipe pedagógica não atualizados estão presentes nas escolas de ensino regular, e geram desafios diários no processo ensino aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância de pensar na inclusão e buscar informações para que haja maior conscientização por parte da família, do aluno e da escola. Como recurso metodológico foi utilizado a pesquisa de campo, de natureza descritiva, em que relata algumas considerações sobre o dia-a-dia da inclusão escolar discutidos na revisão de literatura. A pesquisa foi desenvolvida a partir de questionários respondidos pela Secretária de educação Professora Marcilene Orlando Vandal, diretores (as) e coordenadores (as) de quatro instituições, sendo duas escolas de Educação Infantil e duas do Ensino Fundamental. Através dessa pesquisa entende-se que as escolas não estão totalmente preparadas e que há um longo caminho a percorrer para que o aluno com autismo ou outra deficiência seja atendido, tenha seus direitos respeitados nas instituições de ensino regular e se desenvolvam de forma satisfatória.

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Biografia do Autor

Graziela Aparecida Pizolli, UniBF

Graduada em Pedagogia.

Noemia Aparecida Maidl, UniBF

Graduada em Pedagogia.

Claudinéia Conationi da Silva Franco, UniBF; UEM

Professora de curso superior, Faculdade UniBF, Doutora em Biologia Celular e Molecular- PBC – UEM.

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Como Citar

Pizolli, G. A., Maidl, N. A., & Franco, C. C. da S. (2021). A realidade da inclusão de autistas no ensino regular. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 2(2), 131–142. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/81

Edição

Seção

Artigos