A realidade da inclusão de autistas no ensino regular
Palavras-chave:
Desafios, Inclusão, Autismo, Família, Ensino FundamentalResumo
A inclusão, a falta de espaço físico adaptado, professores e equipe pedagógica não atualizados estão presentes nas escolas de ensino regular, e geram desafios diários no processo ensino aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância de pensar na inclusão e buscar informações para que haja maior conscientização por parte da família, do aluno e da escola. Como recurso metodológico foi utilizado a pesquisa de campo, de natureza descritiva, em que relata algumas considerações sobre o dia-a-dia da inclusão escolar discutidos na revisão de literatura. A pesquisa foi desenvolvida a partir de questionários respondidos pela Secretária de educação Professora Marcilene Orlando Vandal, diretores (as) e coordenadores (as) de quatro instituições, sendo duas escolas de Educação Infantil e duas do Ensino Fundamental. Através dessa pesquisa entende-se que as escolas não estão totalmente preparadas e que há um longo caminho a percorrer para que o aluno com autismo ou outra deficiência seja atendido, tenha seus direitos respeitados nas instituições de ensino regular e se desenvolvam de forma satisfatória.