A psicopedagogia e os contos de fadas na educação infantil

Autores

  • Carolaine Cândido Soares UbiBF
  • Edivânia da Silva Ferreira Carvalho UbiBF
  • Isabella Guanini Fagundes UbiBF
  • Claudineia Conationi Silva Franco UniBF; UEM

Palavras-chave:

Contos Infantis, Psicopedagogia, Crianças, Fases do Desenvolvimento, Práticas de Intervenção

Resumo

Quando se trabalha com crianças deve-se levar em conta o seu universo, que pode ser imaginário ou real, mas é necessário que os educadores consigam fazer uma ponte entre esses mundos, para que assim a criança possa evoluir e fechar cada ciclo do seu desenvolvimento. Os contos de fadas auxiliam e dão suporte ao educador nesse processo, não se esquecendo que as estruturas lógicas e simbólicas do ser humano são formadas de maneira inconsciente. O presente estudo aborda a importância dos contos de fadas na educação infantil para a formação da personalidade da criança, bem como estes podem servir de auxílio para as práticas de intervenções nas dificuldades do ensino-aprendizagem, além de trabalhar a autoestima, o afetivo o cognitivo e social do educando, visando as fases do desenvolvimento pueril. Para a realização deste estudo foi utilizado pesquisa de campo com base bibliográfica e exploratória, que serviram de apoio para os resultados alcançados, firmando-se assim a necessidade da narrativa de histórias como ferramenta auxiliadora na didática pedagógica, abordada em sala de aula, proporcionando mais prazer ao educando, condizente com as necessidades apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolaine Cândido Soares, UbiBF

Graduado em Pedagogia.

Edivânia da Silva Ferreira Carvalho, UbiBF

Graduado em Pedagogia.

Isabella Guanini Fagundes, UbiBF

Graduado em Pedagogia.

Claudineia Conationi Silva Franco, UniBF; UEM

Professora de curso superior, Faculdade UniBF, Doutora em Biologia Celular e Molecular- PBC – UEM

Downloads

Como Citar

Soares, C. C., Carvalho, E. da S. F., Fagundes, I. G., & Franco, C. C. S. (2021). A psicopedagogia e os contos de fadas na educação infantil. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 2(2), 92–100. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/77

Edição

Seção

Artigos