A psicopedagogia e os contos de fadas na educação infantil
Palavras-chave:
Contos Infantis, Psicopedagogia, Crianças, Fases do Desenvolvimento, Práticas de IntervençãoResumo
Quando se trabalha com crianças deve-se levar em conta o seu universo, que pode ser imaginário ou real, mas é necessário que os educadores consigam fazer uma ponte entre esses mundos, para que assim a criança possa evoluir e fechar cada ciclo do seu desenvolvimento. Os contos de fadas auxiliam e dão suporte ao educador nesse processo, não se esquecendo que as estruturas lógicas e simbólicas do ser humano são formadas de maneira inconsciente. O presente estudo aborda a importância dos contos de fadas na educação infantil para a formação da personalidade da criança, bem como estes podem servir de auxílio para as práticas de intervenções nas dificuldades do ensino-aprendizagem, além de trabalhar a autoestima, o afetivo o cognitivo e social do educando, visando as fases do desenvolvimento pueril. Para a realização deste estudo foi utilizado pesquisa de campo com base bibliográfica e exploratória, que serviram de apoio para os resultados alcançados, firmando-se assim a necessidade da narrativa de histórias como ferramenta auxiliadora na didática pedagógica, abordada em sala de aula, proporcionando mais prazer ao educando, condizente com as necessidades apresentadas.