Gestão em espaços não formais de educação
atuação do pedagogo e o ato de liderar
Palavras-chave:
Educação não formal, Pedagogo, Gestão, LiderançaResumo
A temática do artigo surgiu a partir da inserção profissional da pesquisadora em Pro-gramas considerados espaços não formais de educação. Acreditamos que da mesma forma que grande parte das pessoas pensam que o profissional licenciado em Peda-gogia tende a ser professor dos anos iniciais, correlacionam que a gestão escolar deve ser feita apenas em escolas –espaços formais de educação. Desta maneira, estabe-lecemos a seguinte problemática: as discussões realizadas em gestão escolar podem ser utilizadas pelo profissional pedagogo em espaços não formais? O ato de liderar auxilia no processo de desenvolvimento da gestão? A pesquisa conta com a metodo-logia bibliográfica, somada com os relatos de experiências da pesquisadora no Pro-grama Patronato Municipal de Francisco Beltrão –órgão de execução penal que era vinculado a Universidade Estadual do Oeste do Paraná –UNIOESTE, por meio de Pro-jeto de Extensão, na qual atuamos no período de 2018 à 2019. Articulamos a discus-são proposta, baseada nos autores Antunes (2008), Afonso e Palhares (2013), Dou-rado (2006), Gohn (2010, 2014), Libâneo (2002), entre outros autores, leis e resolu-ções, identificando se os conhecimentos apresentados acerca da gestão escolar po-dem auxiliar os profissionais de pedagogia nos espaços não formais de educação. As-sim, as discussões nos levam a compreensão de que os assuntos de gestão escolar podem ser utilizados pelo pedagogo diariamente nos espaços não formais, tendo em vista que o ato de liderar, auxilia no processo de desenvolvimento de uma boa gestão.