O Ensino de astronomia como ferramenta para a compreensão de conceitos físicos no ensino fundamental e médio

o impacto de ferramentas digitais como SkyView e Solar System Scope na aprendizagem

Autores

  • Edson Wander Soares Viana Junior Prefeitura Municipal de Maricá, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.277

Palavras-chave:

Ensino de astronomia, Tecnologias educacionais, SkyView, Solar System Scope, Aprendizagem interativa

Resumo

O ensino de Astronomia desempenha um papel essencial na educação científica, pro-porcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos e astronômicos. A inserção de tecnologias educacionais tem possibilitado novas abordagens didáticas que tornam o aprendizado mais interativo e acessível. Este estudo investiga o impacto das ferramentas digitais SkyView e Solar System Scope na aprendizagem de conceitos astronômicos no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica, análise de metodologias ativas e relatos de experiências docentes. Os resultados indicam que o uso dessas ferramentas contribui para um ensino mais dinâmico, favorecendo a visualização e a assimilação dos conceitos astronômicos e estimulando o interesse dos alunos pela ciência. No entanto, desafios como a capacitação docente e a infraestrutura tecnológica ainda precisam ser superados para uma implementação mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Wander Soares Viana Junior, Prefeitura Municipal de Maricá, RJ, Brasil

Cientista da Computação; Pós Graduando MBA Engenharia de Software – USP; Licenciado em Física; Licenciado em Informática; Licenciado em Matemática; Professor no Ensino Fundamental em Maricá.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Viana Junior, E. W. S. (2025). O Ensino de astronomia como ferramenta para a compreensão de conceitos físicos no ensino fundamental e médio: o impacto de ferramentas digitais como SkyView e Solar System Scope na aprendizagem. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 11(11), 355–369. https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.277

Edição

Seção

Artigos