O Ensino de astronomia como ferramenta para a compreensão de conceitos físicos no ensino fundamental e médio
o impacto de ferramentas digitais como SkyView e Solar System Scope na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v11i11.277Palavras-chave:
Ensino de astronomia, Tecnologias educacionais, SkyView, Solar System Scope, Aprendizagem interativaResumo
O ensino de Astronomia desempenha um papel essencial na educação científica, pro-porcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos e astronômicos. A inserção de tecnologias educacionais tem possibilitado novas abordagens didáticas que tornam o aprendizado mais interativo e acessível. Este estudo investiga o impacto das ferramentas digitais SkyView e Solar System Scope na aprendizagem de conceitos astronômicos no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica, análise de metodologias ativas e relatos de experiências docentes. Os resultados indicam que o uso dessas ferramentas contribui para um ensino mais dinâmico, favorecendo a visualização e a assimilação dos conceitos astronômicos e estimulando o interesse dos alunos pela ciência. No entanto, desafios como a capacitação docente e a infraestrutura tecnológica ainda precisam ser superados para uma implementação mais eficaz.