As mulheres da matemática

breves considerações sobre a presença feminina na educação matemática

Autores

  • Larissa Klosowski de Paula UniBF Centro Universitário
  • Cíntia Cristiane de Andrade UniBF Centro Universitário
  • Roseane da Silva Almeida UniBF Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.266

Palavras-chave:

Equidade de género, Estudos de pós-graduação em Matemática, Modelos de referência

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar quantitativamente a produção de dissertações de punho feminino nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática no Estado do Paraná. Partiu-se, para tanto, da hipótese de que as produções femininas nessa área de conhecimento estariam em evidência, haja vista que, de acordo com Nunes (2021), o público feminino tende a ocupar mais espaço nas áreas ligadas ao ensino ou a educação, em detrimento das áreas “duras” do conhecimento. Neste sentido, a metodologia consistiu na análise do número de dissertações defendidas por mulheres, além da articulação entre o quantitativo identificado e algumas referências bibliográficas que abordam a temática de inserção das mulheres na área de conhecimento da matemática, de maneira geral. Notou-se que as mulheres são maioria nos cursos analisados e que suas presenças vêm ocupando espaço, o que pode colaborar para a construção de referenciais que incentivem meninas e outras mulheres a buscarem na matemática seus caminhos profissionais, bem como para a quebra de estereótipos que não fazem jus à equidade de gênero dentro desse campo de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Klosowski de Paula, UniBF Centro Universitário

Doutora em História. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, História e Educação (GEPEHED/UFGD) e do Grupo de Pesquisa Sociedade 5.0 (UniBF Centro Universitário). Professora na UniBF Centro Universitário.

Cíntia Cristiane de Andrade, UniBF Centro Universitário

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade 5.0 (UniBF Centro Universitário). Professora Unespar - Campus de Paranavaí e na UniBF Centro Universitário.

Roseane da Silva Almeida, UniBF Centro Universitário

Doutoranda em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade 5.0 (UniBF Centro Universitário). Diretora acadêmica da UniBF Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Paula, L. K. de, Andrade, C. C. de, & Almeida, R. da S. (2024). As mulheres da matemática: breves considerações sobre a presença feminina na educação matemática. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–4. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.266

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa