As mulheres da matemática
breves considerações sobre a presença feminina na educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.266Palavras-chave:
Equidade de género, Estudos de pós-graduação em Matemática, Modelos de referênciaResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar quantitativamente a produção de dissertações de punho feminino nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática no Estado do Paraná. Partiu-se, para tanto, da hipótese de que as produções femininas nessa área de conhecimento estariam em evidência, haja vista que, de acordo com Nunes (2021), o público feminino tende a ocupar mais espaço nas áreas ligadas ao ensino ou a educação, em detrimento das áreas “duras” do conhecimento. Neste sentido, a metodologia consistiu na análise do número de dissertações defendidas por mulheres, além da articulação entre o quantitativo identificado e algumas referências bibliográficas que abordam a temática de inserção das mulheres na área de conhecimento da matemática, de maneira geral. Notou-se que as mulheres são maioria nos cursos analisados e que suas presenças vêm ocupando espaço, o que pode colaborar para a construção de referenciais que incentivem meninas e outras mulheres a buscarem na matemática seus caminhos profissionais, bem como para a quebra de estereótipos que não fazem jus à equidade de gênero dentro desse campo de conhecimento.