Uma experiência com Scratch para o cálculo do discriminante (delta) em equações polinomiais de grau 2

Autores

  • Gabriel Henrique Dourado Xavier Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Isabela de Souza Cardoso Motta Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).
  • Isadora Maronêz Ruiz Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).
  • Maria Carolina Gerlach Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Érika Janine Maia-Afonso Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.256

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Tecnologias Digitais, Pensamento computacional, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo descreve uma experiência de ensino, vivenciada por acadêmicos matriculados no primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí, utilizando o Scratch como uma tecnologia digital para favorecer o ensino de equações do segundo grau. A proposta foi conduzida ao decorrer de duas horas aulas, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de um colégio público localizado no munícipio de Paranavaí, composta por 30 alunos. Por meio do Scratch, uma plataforma de programação visual, os alunos programaram uma calculadora para o cálculo do discriminante (delta) com o objetivo de reforçar os conceitos de equações do segundo grau que eles já haviam estudado anteriormente, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de desenvolver seu pensamento computacional. Como resultados, observamos que a atividade proporcionou aos alunos uma nova abordagem para a aprendizagem matemática, combinando teoria e prática de forma interativa. Constatamos que, dos 10 grupos formados para o desenvolvimento da atividade, 9 conseguiram finalizar a programação da calculadora com sucesso. Concluímos que o uso do Scratch possui potencial para contribuir com o ensino de equações do segundo grau nos anos finais do Ensino Fundamental, e de modo geral, com o ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Dourado Xavier, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Isabela de Souza Cardoso Motta, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Isadora Maronêz Ruiz, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Maria Carolina Gerlach, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Érika Janine Maia-Afonso, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Xavier, G. H. D., Motta, I. de S. C., Ruiz, I. M., Gerlach, M. C., & Maia-Afonso, Érika J. (2024). Uma experiência com Scratch para o cálculo do discriminante (delta) em equações polinomiais de grau 2. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–5. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.256

Edição

Seção

Relatos de Experiência