Uso do aplicativo Plickers para o ensino de ângulos opostos pelo vértice
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.252Palavras-chave:
Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Ensino FundamentalResumo
Nesse artigo, temos por objetivo relatar uma experiência vivenciada por acadêmicos matriculados no primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí. O trabalho foi desenvolvido durante o projeto de extensão associado a disciplina Tecnologias Digitais na Educação Matemática, em que utilizamos o aplicativo Plickers para retomar o conteúdo de ‘ângulos opostos pelo vértice’ em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de um colégio cívico-militar localizado no município de Paranavaí. Com base no conteúdo matemático, que foi solicitado pela professora regente da turma, elaboramos sete questões para serem trabalhadas com o aplicativo a fim de promover um ambiente dinâmico e interativo entre os alunos na sala de aula. Participaram da pesquisa 27 alunos, sendo 8 meninas e 19 meninos. Em sala de aula, inicialmente, fizemos uma breve retomada sobre o conteúdo matemático envolvido e apresentamos aos alunos o aplicativo, demonstrando o seu funcionamento por meio do uso de cards. Para a resolução das questões, os alunos foram divididos em trios e adotamos um modo competitivo entre os grupos, para incentivar a participação. Como resultados, observamos que os alunos participaram ativamente da atividade proposta, resolvendo as questões com seus grupos e também na lousa para compartilhar as respostas obtidas com os demais colegas. Não apresentaram dificuldades conceituais quanto ao conteúdo de ângulos opostos pelo vértice, porém, foi possível observar dificuldades relacionadas a resolução de equações do primeiro grau e jogos de sinais.