Calculando a área de uma praça triangular de maneira não convencional

um relato de experiência

Autores

  • Alan Gabriel dos Santos de Almeida Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Aline Vitória Taieti Cruz Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Estefani da Silva Alves Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Gean Gustavo de Oliveira Silva Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Lara de Andrade Evangelista Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)
  • Cíntia Cristiane de Andrade Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.251

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Cálculo de Área, Praça Triangular

Resumo

Este relato de experiência aborda sobre uma aplicação de um trabalho prático da disciplina Resolução de Problemas do 1º Ano do Curso de Matemática da UNESPAR – Campus de Paranavaí, com o objetivo de mensurar a área de uma pequena praça localizada na cidade de Paranavaí nas proximidades do Colégio onde a atividade foi desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e sua capacidade de resolução de problemas. A atividade foi desenvolvida no colégio com uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio, onde a turma foi dividida em grupos e cada um foi para um local externo desenvolver a atividade in loco. Feitas as medições na praça triangular, acadêmicos e o grupo de alunos retornaram ao colégio e desenvolveram as demais etapas de sistematização da atividade de resolução de problemas no pátio. Durante toda a atividade, pudemos observar a linha de raciocínio dos alunos, principais estratégias utilizadas e compreender e tentar sanar suas principais dúvidas acerca do conteúdo de geometria plana. A experiência permitiu conhecer as principais dificuldades dos alunos em relação à matemática e à resolução de problemas e encontrar a área aproximada de uma praça utilizando recursos alternativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Gabriel dos Santos de Almeida, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Aline Vitória Taieti Cruz, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Estefani da Silva Alves, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Gean Gustavo de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Lara de Andrade Evangelista, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Acadêmico(a) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Cíntia Cristiane de Andrade, Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí)

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Campus – Paranavaí).

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Almeida, A. G. dos S. de, Cruz, A. V. T., Alves, E. da S., Silva, G. G. de O., Evangelista, L. de A., & Andrade, C. C. de. (2024). Calculando a área de uma praça triangular de maneira não convencional: um relato de experiência. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 9(9), 1–4. https://doi.org/10.57077/monumenta.v9i9.251

Edição

Seção

Relatos de Experiência