Leitura e disciplina em Didascálicon de Studio Legendi
o caminho até a Sapientia
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.190Palavras-chave:
História da Educação, Hugo de São Vítor, Didascálicon de Studio Legendi, LeituraResumo
Neste artigo, analisamos como a leitura e a disciplina, propostas pelo método de ensino de Hugo de São Vítor (1096-1141), direcionaram os alunos da Escola Abadia de São Vítor (em Paris) à Sapientia. Nosso objetivo, estando fundamentados no conceito de Longa Duração e da História Social, foi abordar o estudo disciplinado e a leitura como questões que não superam o tempo histórico. Nossa fonte principal foi a obra Didascálicon de Studio Legendi (2001 [1127]), e com ela buscamos entender como a proposta pedagógica hugoniana pretendeu formar os estudantes da Escola Abadia São Vítor, no século XII. Para isso, explanamos sobre as condições preliminares para o uso desse método, conforme delineado em Didascálicon; exploramos as etapas recomendadas como o percurso que conduziria os estudantes à sabedoria, utilizando os caminhos da leitura. Propomos aos leitores deste texto uma reflexão sobre a atemporal necessidade que um bom estudo tem para a formação humana, e para isto utilizamos - além da fonte principal - alguns dados da última edição do Indicador de Alfabetismo Funcional – INAF. A relevância da discussão que propomos apoia-se no entendimento de que textos históricos e clássicos, como Didascálicon, além de favorecerem nossa autonomia intelectual, melhoram nossas habilidades de abstração, de estudo e de pesquisa com o desafio de observar o passado, as prioridades da época, e os homens a quem os escritos se dirigiam colaboram com nossa compreensão do que vivemos no presente.