Leitura e disciplina em Didascálicon de Studio Legendi

o caminho até a Sapientia

Autores

  • Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR
  • Conceição Solange Bution Perin Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)
  • Lía Viguria Guerendiáin Universidad Rey Juan Carlos, Madrid

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.190

Palavras-chave:

História da Educação, Hugo de São Vítor, Didascálicon de Studio Legendi, Leitura

Resumo

Neste artigo, analisamos como a leitura e a disciplina, propostas pelo método de ensino de Hugo de São Vítor (1096-1141), direcionaram os alunos da Escola Abadia de São Vítor (em Paris) à Sapientia. Nosso objetivo, estando fundamentados no conceito de Longa Duração e da História Social, foi abordar o estudo disciplinado e a leitura como questões que não superam o tempo histórico. Nossa fonte principal foi a obra Didascálicon de Studio Legendi (2001 [1127]), e com ela buscamos entender como a proposta pedagógica hugoniana pretendeu formar os estudantes da Escola Abadia São Vítor, no século XII. Para isso, explanamos sobre as condições preliminares para o uso desse método, conforme delineado em Didascálicon; exploramos as etapas recomendadas como o percurso que conduziria os estudantes à sabedoria, utilizando os caminhos da leitura. Propomos aos leitores deste texto uma reflexão sobre a atemporal necessidade que um bom estudo tem para a formação humana, e para isto utilizamos - além da fonte principal - alguns dados da última edição do Indicador de Alfabetismo Funcional – INAF. A relevância da discussão que propomos apoia-se no entendimento de que textos históricos e clássicos, como Didascálicon, além de favorecerem nossa autonomia intelectual, melhoram nossas habilidades de abstração, de estudo e de pesquisa com o desafio de observar o passado, as prioridades da época, e os homens a quem os escritos se dirigiam colaboram com nossa compreensão do que vivemos no presente.

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR

Doutora em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR.

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Estadual do Paraná.

Lía Viguria Guerendiáin , Universidad Rey Juan Carlos, Madrid

Doutora em Educação pela Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid (Uned/Madrid). Professora Associada da Universidad Rey Juan Carlos, Madrid.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Bonetti, C. P. G. de O., Perin, C. S. B., & Guerendiáin , L. V. (2024). Leitura e disciplina em Didascálicon de Studio Legendi: o caminho até a Sapientia . Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 175–189. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.190

Edição

Seção

Artigos