É aula de Matemática

uma experiência com embalagens do leite longa vida

Authors

  • Bruna Carla Alves Falleiro Educação Básica do Estado do Paraná
  • Daniela Barbieri Vidotti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)
  • Polyanna de Araújo Galdino Educação Básica do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.215

Keywords:

Residência Pedagógica, Modelagem Matemática, Volume

Abstract

Este relato tem como objetivo descrever e refletir acerca da experiência vivenciada pela residente, primeira autora, no desenvolvimento de uma oficina durante sua trajetória no Programa Residência Pedagógica. A oficina aconteceu em duas turmas do 2° ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual de Paranavaí/PR, e teve como objetivo resolver problemas do cotidiano envolvendo o cálculo de medidas de volume do paralelepípedo retangular. A perspectiva de ensino assumida para fundamentar e orientar as aulas foi a Modelagem Matemática, seguindo a concepção de Almeida, Silva e Vertuan (2012), que a compreendem como uma alternativa pedagógica que parte de uma situação-problema não essencialmente matemática. Para o seu desenvolvimento os autores sugerem seguir 4 etapas, nas quais nos embasamos para organizar a oficina: na 1ª etapa (inteiração) - foi introduzido o tema da atividade “o leite longa vida”, sendo entregues aos grupos de alunos algumas embalagens (caixas) do leite, com duas dimensões diferentes, e foi proposta a situação-problema “como podemos verificar se as caixas comportam a mesma quantidade de leite? (FREITAS; ANDRADE, 2014)”; na 2ª etapa (matematização) - os alunos investigaram a situação e definiram as hipóteses, com auxílio da futura professora; na 3° etapa (resolução) - os alunos encontraram a generalização solicitada (modelo matemático para o cálculo do volume das caixas); e na 4° etapa (interpretação de resultado e validação) - para a surpresa de todos, ao determinar o volume de uma das caixas, o valor obtido foi menor do que aquele informado pelo fabricante. Isso gerou inquietações entre os participantes e discussões acerca dos direitos dos consumidores e sobre a eficiência do modelo matemático utilizado para mensurar os volumes das caixas. Refletindo sobre a experiencia, ficou evidente o engajamento da turma em trabalhar com uma situação-problema não matemática, a autonomia dos grupos na solução da atividade e apresentação dos modelos obtidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Carla Alves Falleiro, Educação Básica do Estado do Paraná

Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí). Docente da Educação Básica do Estado do Paraná.

Daniela Barbieri Vidotti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí)

Graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Mestra em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Polyanna de Araújo Galdino , Educação Básica do Estado do Paraná

Graduação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIMAN). Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Iguaçú e em  Educação Especial Inclusiva pelas Faculdades Integradas Camões. Docente da Educação Básica do Estado do Paraná.

Published

2024-05-03

How to Cite

Falleiro, B. C. A., Vidotti, D. B., & Galdino , P. de A. (2024). É aula de Matemática: uma experiência com embalagens do leite longa vida. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 7(7), 1–2. https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.215

Issue

Section

Resumos da XV Semana Acadêmica de Matemática da UNESPAR de Paranavaí /2023